SP Meta Saneamento Básico
Primeiramente a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo, Natália Resende. Destacou em entrevista à CBN os desafios e avanços na despoluição dos rios do estado, especialmente do Pinheiros e do Tietê. Segundo ela, um dos principais focos da gestão é o saneamento básico.
Até 2029, a meta é ampliar o tratamento de esgoto e realizar milhões de novas conexões para reduzir o despejo de esgoto in natura nos rios.
Além da despoluição, a secretária abordou o impacto das privatizações e melhorias em infraestrutura. Contudo Resende ressaltou que já houve avanços significativos, como a implementação de novas conexões de esgoto e melhorias nas estações de tratamento. Mas que ainda há desafios, especialmente em municípios como Guarulhos, onde apenas 25% do esgoto é tratado.
LEIA TAMBÉM: Sistema de Filtração de Gases para Estação Elevatória de Esgoto
Portanto a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo disse à CBN que não pretende se candidatar a cargos no Executivo ou no Legislativo. Ela chegou a ser cogitada como uma possível vice na chapa de Tarcísio de Freitas numa tentativa à reeleição e, até mesmo, para brigar pelo comando do Palácio dos Bandeirantes caso o governador decida concorrer à Presidência da República em 2026.
SP Meta Saneamento Básico
Em suma os dois se conheceram quando trabalharam no Programa de Parcerias e Investimentos do governo Michel Temer. Quando Tarcísio de Freitas se tornou ministro da Infraestrutura na gestão de Jair Bolsonaro, Natália Resende foi ser consultora jurídica da equipe dele. Atualmente, a secretária não é filiada a nenhum partido.
LEIA TAMBÉM: Conheça a Estrutura Fabril da Sigma Tratamento de Águas!
Fonte: CBN.