saneamento basico

X Seminário Nacional e V Encontro Latino-Americano de Saneamento Rural acontecerá de 16 a 19 de maio, em Recife/PE

Imagem Ilustrativa

Entre os dias 16 e 19 de maio, Recife vai se transformar na capital do saneamento rural. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), por meio da sua Câmara Temática de Saneamento Rural (CTSR), promoverá o X Seminário Nacional e V Encontro Latino-americano de Saneamento Rural da ABES, que será realizado em Recife/PE, juntamente com o XI Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais, em parceria com o Instituto Sisar e o Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural). O evento será realizado no Recife Praia Hotel.

Encontros reunirão companhias de saneamento, centrais do Sisar, especialistas da FUNASA e instituições financeiras, entre outros. O tema central do evento é “Água e Solidariedade”.

Com o tema central “Água e Solidariedade”, o evento contará com participação de companhias de saneamento, 8 Centrais Sisar do Ceará, 3 Centrais da Bahia, 1 Sisar do Piauí, 4 Centrais Sisar de Pernambuco e presença de equipes da FUNASA de quase todos os estados. E ainda especialistas de instituições como Banco Mundial, KFW, NDB- Novo Banco de Desenvolvimento – Banco do BRICS, Fundação AVINA, Banco de Desenvolvimento da América Latina, BIRD, OEIA- Organização dos Estados Ibero-americanos, ASA – Articulação no Semiárido Brasileiro/PE e Agência de Bacias e Comitês PCJ: Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

As discussões abordarão temas como comunidades rurais, gestão compartilhada, financiamento de projetos do SISAR e garantia da água e do saneamento para todos.

A engenheira Mônica Bicalho, coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, destaca que o evento tem como objetivo focar nas atitudes e ações solidárias, para que as comunidades rurais tenham abastecimento eficaz e sustentável. “Tudo isso em busca do ODS6 da ONU, que preconiza a água e o saneamento para todos. Focamos na parte das comunidades em nossos eventos, como elas se organizam para terem uma gestão compartilhada. A comunidade se sente mais empoderada a partir do sistema”, frisa.

Ela explica que o sistema de gestão compartilhada que temos hoje no Brasil através do Sisar Central está crescendo e já ganhou diversos prêmios, mas ainda precisa ser ouvido para garantir melhorias. “Vamos fazer painéis com representantes de Pernambuco, Ceará, Piauí, Paraíba e Bahia. Queremos que os representantes do SISAR façam uma rodada entre eles do que estão sentindo, fazendo e em que precisam de apoio. É uma ação bem participativa com as bases”.

Além dos representantes do SISAR, o evento reunirá diretores, presidentes das companhias de saneamento e membros dos Comitês de Bacia da região Nordeste e Sudeste para discutir melhorias sobre o tema e a sua ampliação.

“Queremos ampliar esse sistema de gestão para o Nordeste inteiro. A parte de São Paulo será muito interessante também. Teremos a presença do Sergio Razera, presidente do Comitê PCJ, Agata Conti, do Banco KfW, e do Felipe Toé, consultor jurídico das Centrais, que tem nos ajudado bastante a fazer as coisas acontecerem no que estava faltando para o saneamento rural e que não tinha sido contemplado na Lei 14.026”, ressalta Mônica Bicalho.

A engenheira ressalta ainda que financiamento será outro tema de debate para mostrar quais são as exigências que bancos e demais instituições estipulam para os projetos das comunidades e do Estado, que inclusive devem ser padronizados para facilitar na hora das licitações.

A programação do evento está disponível no site: http://www.sisar.org.br/seminariosaneamentorural2022/

Últimas Notícias: