Netzsch Sistema Bombeamento Empresa
Com a função de transferir fluidos de um lugar para o outro por meio de uma movimentação suave e contínua, as bombas possuem um importante papel no desenvolvimento da indústria.
Por conta disso, escolher o modelo certo entre os diferentes tipos do mercado é uma tarefa que exige uma rígida avaliação.
Há bombas com configurações e designers variados, e algumas são melhores do que outras para certas aplicações. Existem algumas observações que você não pode abrir mão de considerar no momento de selecionar uma bomba para a sua operação, como você verá a seguir com as nossas dicas para escolher o bombeamento ideal.
O que avaliar ao escolher o sistema de bombeamento?
Para uma perfeita escolha do melhor método de bombeamento, faça uma análise de alguns pontos importantes:
1. Propriedades do fluido
Em primeiro lugar, saiba qual o tipo de fluido será processado. A bomba escolhida deverá atender as características do material, seja líquido, pasta, produtos químicos abrasivos ou fluidos viscosos.
Alguns fatores incluem:
- Abrasividade
- Acidez ou alcalinidade (nível de pH)
- Temperatura
- Concentração de sólidos e tamanhos de partícula sólida
- Gravidade específica
- Pressão de vapor
- Viscosidade
Para assegurar o transporte de determinados tipos de materiais sem danos ou contaminações, as bombas precisam possuir alguns requisitos especiais.
2. Capacidade da bomba (taxas de vazão)
Depois de conhecer o tipo de fluido, considere o tamanho e outras configurações da bomba, avaliando quanto precisa processar em um dia, em uma semana ou em um ano e usar isso para selecionar ou solicitar um sistema de bomba que forneça as taxas de fluxo confiáveis de que você precisa.
3. Fatores de desempenho especializados
Há vários outros detalhes e recursos de desempenho que você deve levar em consideração para investir em uma bomba adequada, como:
- Perdas de carga por fricção
- Carga estática
- Elevação
- Velocidade do fluido
- Acionamento de velocidade variável
- Temperatura de operação
- Pressão
- Projeto de saída
Também é importante avaliar as condições de sucção e tubulação, detalhes que podem ocasionar problemas no seu sistema de bombeamento a longo prazo.
LEIA TAMBÉM: Netzsch | Novo marco legal do saneamento básico: veja as principais mudanças e metas
4. Eficiência energética
Bombas diferentes têm sistemas de acionamento diferentes. Sistemas como os da NETZSCH são otimizados para operar com eficiência energética, reduzindo os custos de energia durante a operação.
5. Facilidade de uso
Ao buscar informações para eleger a bomba recomendada para a sua aplicação, considere também a exigência de manutenção – com que frequência as vedações, a lubrificação e os rolamentos precisam ser substituídos? Quais procedimentos de manutenção e treinamento são necessários? Tenho operadores capazes de lidar com a manutenção ou vou precisar de especialistas?
6. Confiabilidade
Adquirir a sua bomba de uma marca de confiança e reconhecida pelo mercado evita a necessidade de reparos constantes, as despesas com manutenção excessiva e a ausência de uma assistência técnica com disponibilidade para auxiliá-lo sempre que for necessário, seja com o apoio de especialistas, com o fornecimento de peças originais que ampliam a vida útil da bomba e até mesmo com o serviço de retrofit, que moderniza seu equipamento com o passar dos anos.
7. Considerações ambientais
As regulamentações ambientais são rígidas, e a bomba certa evita que materiais perigosos vazem para o meio ambiente. Por outro lado, ela também deve evitar que contaminantes externos penetrem no sistema de bomba.
A sua bomba deverá atender à legislação em vigor quanto ao vazamento de gases, consumo de combustível e outras questões ambientais.
Embora esses sejam pontos relevantes para a escolha do equipamento de bombeamento, a nossa indicação é contar com o apoio de um time de especialistas, como os da NETZSCH do Brasil, com expertise para recomendar o melhor método e a melhor bomba para a sua aplicação.
Fonte: Netzsch.