saneamento basico

Cooler aproveita energia solar para resfriar bebidas

Uma tecnologia que usa raios solares para resfriamento é algo curioso. É justamente para impedir que o calor esquente as bebidas que o cooler é levado para a praia, por exemplo. Mas, a empresa Solar Cooler mostrou que o calor pode sim ser aproveitado para a finalidade menos óbvia, desenvolvendo um objeto ecológico e criativo.

A companhia de design holandesa Springtime já mostrou que a técnica é possível ao lançar carrinhos de sorvete com painéis fotovoltaicos, veja aqui. Já o projeto Solar Cooler pode ser usado para gelar mantimentos, entretanto foi desenvolvido para transportar vacinas.

Esperamos que a tecnologia tenha um impacto significativo em como as vacinas serão transportados ao redor do mundo”, afirma os criadores na descrição do projeto – que espera financiamento coletivo no site Indiegogo.

A tecnologia funciona da seguinte forma: as placas solares captam a energia do sol e um sistema direciona a energia para resfriamento e armazenamento. Segundo o Ecycle, o cooler é capaz de manter a temperatura a 5ºC e possui rodas que facilitam o transporte.

Especialmente eficaz em regiões remotas, onde falta acesso à energia elétrica, o cooler será muito útil para os médicos. Veja aqui como ajudar a tornar o produto comercializável.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/cooler-aproveita-energia-solar-para-resfriar-bebidas

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »