saneamento basico

Cooler aproveita energia solar para resfriar bebidas

Uma tecnologia que usa raios solares para resfriamento é algo curioso. É justamente para impedir que o calor esquente as bebidas que o cooler é levado para a praia, por exemplo. Mas, a empresa Solar Cooler mostrou que o calor pode sim ser aproveitado para a finalidade menos óbvia, desenvolvendo um objeto ecológico e criativo.

A companhia de design holandesa Springtime já mostrou que a técnica é possível ao lançar carrinhos de sorvete com painéis fotovoltaicos, veja aqui. Já o projeto Solar Cooler pode ser usado para gelar mantimentos, entretanto foi desenvolvido para transportar vacinas.

Esperamos que a tecnologia tenha um impacto significativo em como as vacinas serão transportados ao redor do mundo”, afirma os criadores na descrição do projeto – que espera financiamento coletivo no site Indiegogo.

A tecnologia funciona da seguinte forma: as placas solares captam a energia do sol e um sistema direciona a energia para resfriamento e armazenamento. Segundo o Ecycle, o cooler é capaz de manter a temperatura a 5ºC e possui rodas que facilitam o transporte.

Especialmente eficaz em regiões remotas, onde falta acesso à energia elétrica, o cooler será muito útil para os médicos. Veja aqui como ajudar a tornar o produto comercializável.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/cooler-aproveita-energia-solar-para-resfriar-bebidas

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »