saneamento basico

Estudante de 19 anos encontra a solução para a limpeza dos oceanos

O estudante de engenharia holandês Boyan Slat, de apenas 19 anos, anunciou recentemente a invenção de uma máquina que seria capaz de limpar os oceanos em apenas cinco anos. O projeto promete ser a solução para as mais de 7 milhões de toneladas de plástico espalhadas pelos mares.

O equipamento, batizado de Ocean Cleanup Array, se trata de uma estrutura que funcionaria como um filtro gigante. Ao ser posicionado no mar em áreas mais poluídas, o aparelho seria capaz de recolher o material flutuante existente na água.

Após a coleta, uma equipe especializada deveria retirar todo o lixo da máquina, devolvendo possíveis vidas marinhas capturadas. Como todo o material sugado pela máquina seria mantido em contato com a água, isso faria com que a fauna oceânica capturada ficasse a salvo.

Segundo Slat, suas pesquisas indicam que o equipamento seria capaz de limpar os oceanos em um período inferior a 5 anos, deixando os mares completamente livres de plásticos e, principalmente, eliminando as ilhas de lixo que existem no Oceano Pacífico.

Além disso, Boyan Slat também acredita que a utilização dos plásticos retirados das águas pode ser bastante rentável. O jovem, que ganhou seu primeiro prêmio aos 14 anos e já está no Livro dos Recordes, busca agora parcerias e investidores para tirar o projeto do papel.

Fonte: Tecmundo
Veja mais: http://www.tecmundo.com.br/ecologico-/40412-estudante-de-19-anos-encontra-a-solucao-para-a-limpeza-dos-oceanos.htm?utm_source=artigo_bottom_saibamais&utm_medium=tecmundo

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »