saneamento basico

Folha de Aloe Vera ajuda eliminar poluição

Levando em consideração o aumento de aplicação de processos de adsorção na eliminação de poluentes ambientais e metais pesados, é vital a seleção do adsorvente apropriado tanto do ponto de vista econômico quanto técnico. Portanto, cinzas da folha de Aloe Vera tem sido utilizadas nesta pesquisa para a produção de um nanoadsorvente magnético para eliminar íons de metais pesados, incluindo zinco, cromo, cobre e chumbo.

De acordo com o INIC (Iran Nanotechnology Initiative Concil), o nanoadsorvente foi produzido através de um método simples e de custo efetivo. O nanoadsorvente pode eliminar íons de metais pesados do meio aquoso com alta eficiência e baixos efeitos colaterais.

Partículas do adsorvente foram modificadas com nanopartículas de óxido de ferro magnético. A presença dessas nanoparticulas aumenta a capacidade de adsorção através do aumento de grupos contendo oxigênio na superfície. As nanopartículas magnéticas podem ser separadas do meio aquoso depois do processo de adsorção e poderão ser usadas novamente.

Os resultados mostraram que a quantidade ótima de absorção tem sido de 333, 354, 71.4, e 333 mg/g para o chumbo, o cobre e óxidos de cromo, respectivamente.

Os resultados da pesquisa foram publicados na fonte: Dessalination and Water Treatment, vol. 57, issue 29, 2016, pp. 13747-13759.

Fonte: en.mehrnews.com / Iran Nano Technology Initiative Concil

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »