saneamento basico

Garrafa d’água feita com alga não polui o ambiente e é comestível

Ari Jónsson desenvolveu uma alternativa diferente para evitar a poluição causada pelas garrafas pets

O número de garrafas plásticas que são descartadas diariamente é cada vez maior e elas vão parar principalmente nos lixões, onde demoram uma eternidade para se decompor.

A revista Exame conta que o estudante de design islandês Ari Jónsson desenvolveu uma alternativa diferente para evitar a poluição causada pelas garrafas pets. A novidade é uma garrafa biodegradável a base de alga.

“Eu sinto que há uma necessidade urgente de encontrar formas de substituir uma parte da quantidade irreal de plástico que produzimos, usamos e jogamos fora todos os dias”, disse o jovem ao site dezeen.com.

Jónsson optou por uma solução chamada ágar (também conhecida como ágar-ágar), uma substância feita a partir de algas que apresenta consistência gelatinosa.

O designer criou a “garrafa de algas” misturando um pouco de ágar em pó com água, aquecendo o composto e o colocando em um molde com forma de garrafa que, em seguida, foi resfriado até o agár ficar sólido e pronto para uso.

A publicação explica que a garrafa se decompõe naturalmente, sem gerar poluição. Quem preferir pode mastigá-la, ela praticamente não tem sabor. Na culinária, o Agar é muito utilizado por vegetarianos como um substituto para gelatina convencional.

O projeto de Jónsson foi apresentado no DesignMarch, um festival de design realizado recentemente em Reykjavik, na Islândia.

Fonte: Notícias Minuto
Foto: Divulgação / Ari Jónsson

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »