saneamento basico

Geofone eletrônico pode detectar vazamento e evitar desperdício

Um vazamento pequeno em uma torneira pode resultar no desperdício de 10 mil litros de água por ano, segundo estimativa do professor de instalações prediais do Mackenzie Francisco José Toledo Piza. Já um vazamento maior, como canos quebrados, chega a desperdiçar até 40 mil litros por ano, segundo o especialista. Por isso, o reparo é essencial para evitar consumo desnecessário e conta de água mais cara.

Mas não é só nas residências que o desperdício ocorre. Os vazamentos na rede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por exemplo, respondem por mais da metade das perdas na distribuição de água tratada em São Paulo.

Desde o começo da crise hídrica em São Paulo, a procura pelo serviço de “caça-vazamentos” aumentou muito. O segredo desse trabalho são os “geofones eletrônicos”, aparelhos que captam o som de água vazamento apenas no toque em paredes e pisos.

Veja abaixo as reportagens exibidas no SPTV 1ª edição e no Bom Dia São Paulo sobre os prejuízos causas com o vazamento e como conseguir encontrá-los para fazer o conserto na tubulação.

 

 
Fonte: G1

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »