saneamento basico

Mesa realiza fotossíntese artificial para carregar celulares

A fotossíntese serviu de inspiração para um incrível projeto de tecnologia capaz de reduzir os gastos diários de energia. Criada pela designer holandesa Marjan van Aubel, a mesa Current Table é composta por células fotovoltaicas embebidas em corante, que absorvem a luz para produzir eletricidade suficiente para carregar a bateria de celulares, tablets e outros dispositivos móveis.

A designer aproveitou seus conhecimentos prévios de engenharia elétrica para montar um tipo de diagrama de circuito de energia. No sistema, as células fotovoltaicas tratadas com os corantes ficam sensíveis e conseguem capturar um maior índice de luz, cumprindo a mesma função exercida pelos pigmentos dos vegetais quando ficam expostos ao sol. Abaixo da borda superior do móvel, ficam as entradas USB, que permitem que o usuário conecte os seus dispositivos.

A mesa Current Table foi desenvolvida em parceria com a empresa suíça Solaronix, que produz e vende módulos fotovoltaicos. As células solares utilizadas na mesa são mais eficientes do que as usadas na maioria dos painéis solares, e, por isso, são capazes de absorver a luz com mais facilidade, produzindo eletricidade limpa até mesmo dentro das residências. Ao apresentar o projeto, Marjan não revelou a quantidade de energia que pode ser gerada a partir do móvel.

A criação da designer holandesa é um conceito e não tem previsão de ser comercializada. No entanto, a Solaronix, empresa que apoiou o projeto da Current Table, comercializa células solares de baixo custo que utilizam o corante para provocar a mesma reação da fotossíntese, a fim de aumentar o número de pessoas capazes de gerar eletricidade limpa.

Fonte: CicloVivo
Veja mais: http://ciclovivo.com.br/noticia/mesa-especial-produz-fotossintese-artificial-para-carregar-celulares

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »