saneamento basico

O que é BIM?

Esta plataforma tecnológica é aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento

Cada vez mais se destacando como uma tecnologia estratégica para as empresas de construção, BIM ou Building Information Modelling ou Modelagem da Informação na Construção, é definido pelo National Building Information Modeling Standards – NBIMS como:

“Uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação. Um modelo BIM é um recurso para o compartilhamento de informações sobre uma instalação ou edificação, constituindo uma base de informações organizada e confiável que pode suportar tomada de decisão durante o seu ciclo de vida; definido como o período desde as fases mais iniciais de sua concepção até a sua demolição. Uma das premissas básicas do BIM é a colaboração entre os diferentes agentes envolvidos nas diferentes fases do ciclo de vida de uma instalação ou edificação, para inserir, extrair, atualizar ou modificar informações de um modelo BIM para auxiliar e refletir os papéis de cada um destes agentes envolvidos”.

Esta plataforma tecnológica é aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento e compreende não apenas as edificações, mas também as obras de infraestrutura e indústrias, sendo algumas delas muito específicas e que envolvem inúmeros fluxos de trabalho, como óleo & gás, mineração, farmacêutica, industrialização de alimentos, dentre outras.

Para ajudar a compreender e disseminar a tecnologia, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC publicou a Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras , produzida em parceria com o SENAI Nacional.

A coletânea é composta por cinco volumes que podem ser baixados aqui:

Volume 1 – Fundamentos BIM
Volume 2 – Implementação BIM
Volume 3 – Colaboração e integração BIM
Volume 4 – Fluxo de trabalhos BIM
Volume 5 – Formas de contratação BIM

Além da coletânea a CBIC também publicou o guia “10 Motivos para evoluir com o BIM“.

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »