saneamento basico

O que é BIM?

Esta plataforma tecnológica é aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento

Cada vez mais se destacando como uma tecnologia estratégica para as empresas de construção, BIM ou Building Information Modelling ou Modelagem da Informação na Construção, é definido pelo National Building Information Modeling Standards – NBIMS como:

“Uma representação digital das características físicas e funcionais de uma instalação. Um modelo BIM é um recurso para o compartilhamento de informações sobre uma instalação ou edificação, constituindo uma base de informações organizada e confiável que pode suportar tomada de decisão durante o seu ciclo de vida; definido como o período desde as fases mais iniciais de sua concepção até a sua demolição. Uma das premissas básicas do BIM é a colaboração entre os diferentes agentes envolvidos nas diferentes fases do ciclo de vida de uma instalação ou edificação, para inserir, extrair, atualizar ou modificar informações de um modelo BIM para auxiliar e refletir os papéis de cada um destes agentes envolvidos”.

Esta plataforma tecnológica é aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento e compreende não apenas as edificações, mas também as obras de infraestrutura e indústrias, sendo algumas delas muito específicas e que envolvem inúmeros fluxos de trabalho, como óleo & gás, mineração, farmacêutica, industrialização de alimentos, dentre outras.

Para ajudar a compreender e disseminar a tecnologia, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC publicou a Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras , produzida em parceria com o SENAI Nacional.

A coletânea é composta por cinco volumes que podem ser baixados aqui:

Volume 1 – Fundamentos BIM
Volume 2 – Implementação BIM
Volume 3 – Colaboração e integração BIM
Volume 4 – Fluxo de trabalhos BIM
Volume 5 – Formas de contratação BIM

Além da coletânea a CBIC também publicou o guia “10 Motivos para evoluir com o BIM“.

Fonte: Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »