saneamento basico

ONU elege SAP como melhor aplicativo de meio ambiente do mundo

O Sistema Ambiental Paulista (SAP) foi eleito o melhor aplicativo de meio ambiente do mundo pela Organização das Nações Unidas, dentre 20 mil projetos de 170 países. O projeto foi desenvolvido para divulgar informações em tempo real sobre a qualidade do ar e das praias, rotas de parques urbanos e pontos de coleta de óleo de cozinha em São Paulo.

Para falar sobre o assunto, o programa Revista Brasil entrevistou o idealizador do aplicativo, Leandro Ogalha, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília como funciona a ferramenta e contou qual foi o diferencial do aplicativo em relação aos outros projetos analisados pela ONU.

Leandro Ogalha explicou que a ideia do projeto veio com o objetivo de unificar, em uma única plataforma digital, todos os serviços disponibilizados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo. De acordo com ele, tendo em vista o aumento da inclusão digital no país, o aplicativo foi a melhor forma de fazer isso.

Ogalha contou que, no aplicativo estão disponíveis serviços como a geolocalização de espaços públicos e o acesso ao banco de dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que foi a principal tecnologia desenvolvida pela equipe. O serviço permite que os usuários acompanhem, em tempo real, informações sobre a qualidade do ar e a balneabilidade das praias em todo o estado de São Paulo. Além disso, a ferramenta disponibiliza acesso à notícias e conteúdos voltados para a educação ambiental.

Ainda, o idealizador do Sistema Ambiental Paulista ensinou aos ouvintes como funciona o aplicativo. Segundo ele, é necessário baixar a ferramenta para instalar no celular. O SAP está disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone e o download é gratuito.

Fonte: Revista Brasil

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »