saneamento basico

Pesquisador cearense desenvolve dessalinizador térmico de baixo custo

O cearense vem sofrendo com a falta de chuva desde 2012, quando o Estado apresentou o menor índice pluviométrico dos últimos quatro anos. O açude Castanhão, maior reservatório de água do Ceará, opera hoje com o volume abaixo de 10%. Segundo o boletim hidrográfico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) do dia 6 de abril de 2016, 121 açudes monitorados estão com volume abaixo de 30%.

O professor do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ronaldo Ferreira do Nascimento, está desenvolvendo o projeto “Ampliar oferta de água potável em comunidades difusas do semiárido cearense aplicando concentrador solar térmico”. O intuito é desenvolver uma solução para amenizar as consequências da seca.

Desenvolvida no município de Jaguaruana com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do Edital 12/2013 – Programa Infraestrutura Laboratorial – Áreas Estratégicas: Semiárido, a pesquisa busca desenvolver e avaliar o desempenho de um dessalinizador térmico de baixo custo. Além disso, visa ao tratamento de água salobra de modo a enquadrá-la aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde, ampliando a oferta de água potável na região semiárida.

“A pesquisa apresenta relevância no sentido de ampliar a oferta de água em comunidades difusas do semiárido cearense, viabilizando o emprego de tecnologia social. Tal iniciativa deve ser entendida de forma mais abrangente, incluindo a melhoria do índice da qualidade da água e volume ofertado, bem como a melhoria da qualidade de vida das populações atendidas”, explica Ronaldo Ferreira.

O concentrador solar térmico de baixo custo já foi construído, produzido a partir de uma antena parabólica. O pesquisador afirma que a adequação das instalações e a otimização dos parâmetros operacionais do concentrador
solar térmico para o tratamento de água, operando em regime contínuo, já foram concluídas.

A pesquisa encontra-se em fase final, faltando apenas testes experimentais, a serem realizados em uma fazenda em Jaguaruana, para ser concluída. “O apoio da Funcap é imprescindível para promover o desenvolvimento tecnológico do Ceará, a melhoria da qualidade de vidas das pessoas e a integração sustentável entre academia-empresa-sociedade”, destaca o professor da UFC.

Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (Funcap)
Telefone: (85) 3275-9629
www.funcap.ce.gov.br

Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Águas Residuais Têxteis

Desafios e soluções na gestão de águas residuais têxteis: Uma abordagem biológica

Os processos da indústria têxtil consomem grandes volumes de água e geram efluentes resistentes aos processos de tratamento convencionais. Uma gestão eficaz da água requer tecnologias de tratamento que enfrentem a complexidade e variabilidade dos efluentes, assegurando qualidade para reutilização em processos húmidos. Neste estudo testaram-se tratamentos biológicos anaeróbios e aeróbios, suplementados com 2 tipos de materiais (M1 e M2), com características diferentes, para tratar 3 efluentes têxteis.

Leia mais »
DMAE Resíduos Sustentabilidade Compostagem

Dmae transforma resíduos em sustentabilidade com ações de compostagem

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está à frente de uma série de ações voltadas à compostagem, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis no manejo de resíduos orgânicos. Em 2024, iniciativas como workshops, palestras e projetos institucionais impactaram diretamente mais de 800 pessoas e, de forma indireta, alcançaram mais de 7 mil.

Leia mais »
Investimentos Drenagem Infraestrutura Hídrica

Governo de SP anuncia investimentos em drenagem e infraestrutura hídrica

No Palácio dos Bandeirantes, uma reunião realizada nesta segunda-feira (3) contou com a presença de prefeitos e foi marcada pela divulgação de novas iniciativas voltadas para a drenagem urbana. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, destacou que aproximadamente R$ 64 milhões estão disponíveis no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para apoiar as cidades na criação de planos de drenagem eficazes.

Leia mais »