saneamento basico

Pesquisadores desenvolvem filtro que pode ser acoplado a garrafas PET

Uma das maiores preocupações relacionadas ao meio ambiente e à sobrevivência humana é o acesso à água potável ao redor do mundo. Segundo dados recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), 748 milhões de pessoas em todo o planeta não têm acesso a fontes melhoradas do líquido, o que aumenta a chance de sofrer de doenças como a diarreia, que causa 842 mil mortes por ano. Pensando em uma forma de reduzir esse problema, cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça) desenvolveram um filtro portátil, leve e barato capaz de transformar água suja em potável rapidamente.

Além dos benefícios óbvios, a grande vantagem do DrinkPure é sua praticidade. O dispositivo de plástico com formato de funil pode ser acoplado facilmente a uma garrafa de plástico comum, do tipo PET. Depois, o usuário só precisa apertar o recipiente e ver a água pura saindo pelo bico do filtro, sem necessidade de um treinamento para a utilização e sem precisar esperar que a água se torne adequada para consumo: a filtragem é instantânea. Além disso, o custo é baixo, cerca de R$ 50 por peça, que pode satisfazer a necessidade de hidratação de uma pessoa por aproximadamente um ano.

“Sabíamos que a má qualidade da água é um enorme problema e queríamos ajudar a resolvê-lo. Encontramos um novo processo para a produção de membranas de polímeros para filtração de água e colocamos a ideia em prática”, conta o principal autor do projeto, Jeremy Nussbaumer, aluno do instituto. Ele se refere a uma fina membrana desenvolvida durante a pesquisa, capaz de reter bactérias e vírus, que constitui a terceira etapa de filtragem do DrinkPure.

Fonte e Agradecimentos. CORREIO BRASILIENSE

Últimas Notícias:
Gestão de ativos no saneamento como aumentar a vida útil da infraestrutura EOS Systems

Gestão de ativos no saneamento: como aumentar a vida útil da infraestrutura | EOS Systems

As empresas de saneamento gerenciam uma das infraestruturas mais complexas e custosas do setor de utilidades públicas. Diferente de outros segmentos, como a distribuição de energia elétrica ou telecomunicações — onde a grande maioria dos ativos é aérea e visível —, no saneamento, mais de 70% do patrimônio encontra-se enterrado sob as vias públicas (redes de distribuição, adutoras, coletores de esgoto e ramais).

Leia mais »