Skip to content
terça-feira, maio 17, 2022
Últimas Notícias:
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
  • CONFERÊNCIA VIRTUAL – TECNOLOGIAS AUSTRÍACAS PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS
  • ‘Crédito Verde’: ações sustentáveis rendem incentivos à indústria
  • Riquezas potiguares de petróleo, gás e energias renováveis seduzem multinacionais que prometem novos investimentos no RN
  • Iguá apresenta os resultados operacionais dos últimos cinco anos e estratégia de crescimento
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Sistema que vai limpar “ilha de lixo” do Pacífico é lançado

  • Tecnologia
  • setembro 14, 2018

A equipe desenvolvedora prevê a possibilidade de remover 90% do plástico oceânico até 2040.

Desde 2013, o jovem Slat Boyan e sua ideia de retirar os plásticos dos oceanos é acompanhada com expectativa. Cinco anos se passaram, entre protótipos e testes, e, no último sábado (8) o “The Ocean Cleanup”, sua organização, lançou o revolucionário sistema na Baía de São Francisco na Califórnia, Estados Unidos. Ele está agora a caminho de um ponto intermediário, onde passa por testes nestas duas semanas, antes de continuar sua jornada rumo à ilha de lixo.

Resumo da história

Slat era apenas um estudante quando realizou uma viagem de mergulho na Grécia. Na época, ele ficou surpreso com a quantidade de resíduos encontrados no mundo subaquático e uma vez de volta à terra decidiu que precisava fazer algo para ajudar a resolver o problema. Desde então ele está empenhado na construção de uma tecnologia que limpe o “Grande Depósito de Lixo do Pacífico”: uma região – popularmente chamada de “ilha de lixo” -, localizada no oceano Pacífico onde, por causa da dinâmica natural das correntes marítimas, resíduos sólidos estão concentrados. A zona está entre o Havaí e a Califórnia.

Chamado de “Sistema 001”, o maquinário criado por Slat saiu da Baía de São Francisco para chegar até o oceano Pacífico. A ideia é que o sistema desenvolvido junto à sua equipe seja capaz de coletar 50% da “ilha de lixo” em apenas cinco anos. O grupo de Slat defende que usando métodos convencionais levaria milhares de anos e dezenas de bilhões de dólares para isso ser possível. 

Tecnologia desenvolvidatecnologia

O produto é como uma barreira flutuante em forma de U composto basicamente por dois mecanismos. Uma parte fica suspensa na água e a outra flutua seguindo o fluxo da água. O flutuador, que fica na superfície da água, possui 600 metros de comprimento, o componente anexado abaixo possui três metros de profundidade.

Os detritos serão canalizados para o centro do sistema. A mesma força que moverá os resíduos também moverá o sistema de limpeza. “Tanto o plástico quanto o sistema estão sendo carregados pela corrente. No entanto, o vento e as ondas impulsionam apenas o sistema, já que o flutuador fica logo acima da superfície da água, enquanto o plástico fica basicamente abaixo dele. O sistema, portanto, se move mais rápido que o plástico, permitindo que o plástico seja capturado”, explica a organização holandesa Ocean Cleanup, que garante que não se trata de uma rede, portanto seres marinhos não ficarão presos.

O sistema foi projetado e testado para usar e suportar as forças do oceano. Para não correr o risco de colisão com navios, cada sistema é equipado com lanternas, refletores de radar, sinais de navegação, GPS e sinalizadores anticolisão. Além disso, a Guarda Costeira dos EUA mapeará a área como uma zona de operações especiais e emitirá uma notificação aos marinheiros sobre a presença do sistema. E um aspecto importante em tudo isso: todos os componentes eletrônicos usados são alimentados por energia solar.

Metas

A primeira leva de plástico será coletada e devolvida à terra dentro de seis meses. Feito isso, a Ocean Cleanup planeja reciclar o material e usar os recursos para ajudar a financiar as operações de limpeza. “O lançamento é um marco importante, mas a celebração real virá assim que o primeiro plástico retornar à costa. Por 60 anos, a humanidade tem colocado plástico nos oceanos; a partir daquele dia, vamos retirá-lo novamente”, entusiasma-se, com razão, o jovem Slat.

A equipe desenvolvedora prevê a possibilidade de remover 90% do plástico oceânico até 2040. Para tanto, a ideia é que a frota de limpeza seja ampliada gradualmente ao passo que aprendam com os erros (agora que o equipamento está em campo) e possam sofisticar a tecnologia. Por enquanto, em fase de testes, o Sistema 001 está em observação constante e será rebocado daqui a duas semanas para a ilha de lixo. “Esperamos que a viagem leve aproximadamente de duas a três semanas. Quando chegar, a limpeza começará”, afirmam seus desenvolvedores em nota à imprensa.

O lançamento foi transmitido ao vivo, confira a gravação abaixo:

Fonte: Ciclo Vivo

AnteriorAnteriorMovimento #VoltaPinheiros reúne especialistas em debate pela limpeza do Rio Pinheiros
PróximoSunew e SOS Mata Atlântica se unem de olho num futuro melhor e sustentávelPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Energias renováveis: um futuro sustentável

1 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Bioma cerrado: Relevância no cenário hídrico brasileiro

1 min de leitura

O Cerrado possui seu maior potencial hídrico nos lençóis freáticos, contribuindo para o abastecimento de importantes aquíferos subterrâneos.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

aquamec
Superbac
Conaut
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
Penetron
logo-netzsch
suez
clean environment brasil
DENORA
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.