saneamento basico

Toyota desenvolve carro movido a resíduos de esgoto

A Toyota está trabalhando em um veículo que utiliza uma estação de tratamento de águas residuais para processar o esgoto em Fukuoka, no Japão. O método consegue separar o esgoto em parte líquida e sólida, e com a atuação de microorganismos, os componentes são quebrados para a liberação de biogás. A partir do gás, o CO2 é filtrado para a extração do hidrogênio puro, que coloca o carro em movimento e não emite gases poluentes. Ou seja, o veículo pode ser movido a cocô.

De acordo com Marc Melaina, do National Renewable Energy Laboratory, na Índia o método que utiliza biogás já é utilizado em aldeias para oferecer infraestrutura de energia para os moradores.

A tecnologia de veículos movidos a hidrogênio ainda é pouco explorada em países como os Estados Unidos, uma vez que há poucas estações de abastecimento com o gás. No país todo existem 29, sendo a maioria se concentra na Califórnia.

Veja a matéria completa publicada pela Quartz, clique aqui!

Hydrogen fuel cell cars could help solve the global warming crisis, but nobody wants to buy them. Yoshikazu Tanaka, chief engineer of the Toyota Mirai, Toyota’s hydrogen fuel cell car, calls it a “chicken or the egg” problem: no one wants to purchase hydrogen cars because there are no hydrogen fuel stations, and nobody wants to build hydrogen fuel stations because there are no hydrogen cars.

But Toyota thinks it may have found a solution. For unlimited clean energy, it’s turning to one of the dirtiest places there is: the toilet.
In Fukuoka, Japan, the automaker is converting human waste into hydrogen to fuel the Mirai. The process is pretty simple. At a wastewater treatment plant, like the Fukuoka City Central Water Processing Plant, sewage is separated into liquid and solid waste. The solid waste, called sewage sludge, is exactly what it sounds like: a foul-smelling, brown lump. Most sewage sludge is thrown in landfills.

Fonte: Olhar Digital

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »