saneamento basico
PPP Patos de Minas

PPP – Abastecimento e Tratamento de Água e Esgoto em Patos de Minas/MG

PPP Patos de Minas

Primeiramente a Prefeitura de Patos de Minas comunica a todos os interessados que realizará consulta pública, no período de 29 de dezembro de 2023 a 30 de Janeiro de 2024, objetivando o recebimento de contribuições que subsidiarão a discussão acerca do edital e estudos para exploração, sob regime de concessão, dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Patos de Minas/MG, sendo composta por projetos, obras, melhorias, ampliação, restauração, gestão comercial, operação e manutenção das unidades integrantes dos sistemas.

Objetivo

Pois a consulta pública será realizada com a finalidade de colher contribuições para dar subsídio às discussões acerca do edital e dos estudos. Para a exploração dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Patos de Minas.

Justificativa

Diante da complexidade e necessidade de investimentos para universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário bem como da necessária otimização e incremento na eficiência operacional dos serviços públicos existentes. Conclui-se que a concessão é benéfica para a população de Patos de Minas. Além disso, esse processo contribuirá para o atendimento às metas preconizadas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, em especial o número 6 – Água Potável e Saneamento.

Nesse contexto, a motivação para concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Patos de Minas decorre do fato de que é indispensável investir na adequação, ampliação e gestão dos sistemas existentes e implantação de novos sistemas, de modo a atender a demanda do município pela conformidade dos serviços de saneamento básico. A concessão justifica-se, portanto, pela relevância de tal serviço à população, pois ele está diretamente ligado à saúde pública e à qualidade ambiental.

Contribuições para a Consulta Pública

Tendo em vista o objetivo e a justificativa apresentados, a Prefeitura de Patos de Minas realiza a presente consulta. Convidando toda a população para apreciação da minuta do edital. E anexos da futura Concorrência Pública de Concessão dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água Potável e de Esgotamento Sanitário de Patos de Minas – MG. A consulta pública fica disponível de 29/12/2023 a 30/1/2024.

Mas a minuta de resolução e os demais documentos relacionados estão disponíveis no link a seguir:

DOCUMENTOS PARA A CONSULTA PÚBLICA

PPP Patos de Minas

Contudo usuários, prestadores de serviço, órgãos de defesa do consumidor, representantes dos titulares e demais interessados poderão enviar contribuições por meio eletrônico durante o processo de consulta pública. Para isso, deverá ser preenchido formulário específico (disponível abaixo) com as seguintes informações: nome completo, endereço de e-mail, contribuições e respectivas justificativas. As sugestões também podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

Portanto o participante que enviar contribuições por meio eletrônico pode solicitar, no mesmo e-mail, que sua identificação não seja publicada junto dos resultados da Consulta Pública.

FORMULÁRIO PARA A CONSULTA PÚBLICA

Divulgação dos Resultados

Em suma o relatório técnico contendo posicionamento da Prefeitura de Patos de Minas para acatamento total, parcial ou recusa das contribuições recebidas será divulgado no site patosdeminas.mg.gov.br/ppp/saneamentoaguaesgoto em até 15 dias após a finalização da consulta pública.

Fonte: Patos de Minas.

Últimas Notícias:
Tratamento de Efluentes Gratt

Como o Correto Tratamento de Efluentes pode impactar a Natureza?

Como o correto tratamento de Efluentes Sanitários impacta na natureza e na sociedade como um todo? Você sabia que o tratamento adequado de efluentes sanitários tem um papel crucial na preservação da natureza? Quando o esgoto não recebe o tratamento necessário, ele acaba sendo despejado diretamente em rios, lagos e oceanos, causando sérios danos ao meio ambiente.

Leia mais »
Saneamento Básico Escolas Creches

Senado quer prioridade em saneamento básico nas escolas e creches públicas

Nesta terça-feira (20/2), a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal votará o Projeto de Lei (PL) 2.298/2021 que assegura prioridade de acesso ao saneamento básico para escolas e creches públicas. De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o projeto busca modificar as diretrizes nacionais para o saneamento básico, garantindo que instituições de ensino tenham acesso à água potável, esgotamento sanitário e coleta de resíduos.

Leia mais »
Linedata Gestão de Ativos Saneamento

Maximizando a eficiência no saneamento: A Importância na Formação de Dados e Gestão dos Ativos de Rede

No mundo contemporâneo, a eficiência no saneamento é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável e a saúde pública. A LINEDATA, reconhecendo essa necessidade, enfatiza a importância de uma gestão eficaz dos dados e dos ativos de rede no setor de saneamento. Esta abordagem é fundamental para acelerar a coleta e análise de informações, resultando em decisões mais rápidas, redução de perdas de água e otimização dos resultados operacionais.

Leia mais »
Sabesp Regulação Privatização

Sabesp: os avanços (e os poréns) da regulação pós-privatização

Um dos passos mais relevantes para o processo de privatização da Sabesp, o novo modelo regulatório para a companhia, colocado em consulta pública hoje pelo governo o Estado, veio em linha com as (altas) expectativas do mercado – e deve dar um impulso para que as ações ganhem fôlego na oferta que deve marcar a diluição da participação estatal, prevista para junho. 

Leia mais »
Problemas Saneamento Básico

Alarmante: quase metade das moradias no Brasil possuem problemas de saneamento básico

Saneamento básico, que engloba o acesso a água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais, é algo crucial para o desenvolvimento socio-econômico de um país. No Brasil, a situação está muito distante do que seria considerado ideal. De acordo com dados recentes do estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil quatro milhões de brasileiros não possuem banheiro em suas residências.

Leia mais »