saneamento basico
praia

Praias do Paraná acumulam mais de 500 toneladas de lixo no verão

Cerca de 515 toneladas de lixo foram recolhidos pela Sanepar no litoral do Paraná durante a atual temporada de verão.

 

O trabalho foi iniciado no dia 24 de dezembro e vai até 28 de fevereiro nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Ao todo, são 48 km de faixa de areia nas praias do Paraná.

Comparando o volume retirado no mês de dezembro com janeiro e o início de fevereiro, a média já reduziu de 13,5 toneladas para 11,2 toneladas de lixo ao dia.

De acordo com a Sanepar, a varrição e a catação manual dos resíduos, como latas, embalagens plásticas, bitucas de cigarro e cacos de vidro, são feitas das 8h40 às 18 horas. Cerca de 120 pessoas, sendo que a maioria são moradores do litoral, foram divididas em 10 equipes. Eles também distribuem sacos biodegradáveis – foram 10 mil unidades entregues a banhistas até o início deste mês.

 

LEIA TAMBÉM: PROGRAMA LIXÃO ZERO REDUZIU EM 17% A QUANTIDADE DE LIXÕES EM 2020

 

Por causa da Covid-19, os trabalhadores da coleta de resíduos receberam um treinamento que incluiu orientações sobre uso de máscaras, higienização e sobre o contato com os veranistas durante a pandemia, que além de tratar da prestação de serviço, do contrato de trabalho e do uso de equipamentos de segurança individual

Para a retirada do lixo nas praias do Paraná, a Sanepar disponibilizou 300 tambores de 200 litros cada ao longo das orlas das três cidades atendidas pelo programa de higienização. A destinação final dos resíduos retirados é realizada pelas prefeituras.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, explica que a limpeza das areias realizada pela Sanepar é um trabalho importante para a saúde pública, mas também de educação ambiental para população.

“O hábito de cuidar adequadamente do lixo produzido faz muita diferença para o meio ambiente e para a saúde coletiva. É fundamental que a população se conscientize sobre seu papel no cuidado com os resíduos”, avalia.

Fonte: Paraná Portal

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »