saneamento basico
saneamento

Profissionais de saneamento básico são essenciais nas ações de combate ao Covid-19

Trabalho realizado diariamente pelas equipes garante o funcionamento das redes de esgoto, gestão comercial e atendimento ao cliente em Mauá

Com cerca de 200 mil profissionais em atuação no setor de saneamento no país, o segmento ganhou um papel fundamental neste Dia do Trabalho.

Em Mauá, cerca de 70 profissionais seguem desempenhando suas funções, responsáveis por garantir os serviços essenciais de afastamento, coleta e tratamento de esgoto, assim como a gestão comercial com emissão e entrega das contas de água e esgoto nas residências.

Na unidade, as equipes que atuam em funções administrativas, inclusive no atendimento ao cliente, adotaram o sistema de trabalho remoto, enquanto as equipes de operação, manutenção e agentes comerciais que atuam na leitura e entrega das contas seguem nas ruas para garantir o funcionamento da estação de tratamento de esgoto e a continuidade da prestação dos serviços, sempre respeitando as medidas de distanciamento e higiene recomendadas pelas autoridades de saúde.

“A BRK Ambiental é responsável pela coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Por dia, são cerca de 50 milhões de litros de esgoto recebidos in natura na estação de tratamento da cidade, tratados e devolvidos adequadamente ao rio Tamanduateí, que corta o município. Um trabalho que, em razão da pandemia da Covid-19, ganhou mais relevância e passou a ser mais reconhecido pela população”, relata Bruno Gravatá, gerente de operações da concessionária.

LEIA TAMBÉM: PACTO GLOBAL DISCUTE IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO NA LUTA CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS

Profissionais da área de saneamento

A empresa mantém seus profissionais atuando com responsabilidade e respeito à saúde e segurança para garantir a entrega dos serviços para toda a população. O uso de máscaras, e orientações para manter uma distância segura das pessoas durante os trabalhos de campo são algumas das práticas adotadas.

Os serviços de leitura e emissão das contas de consumo de água e esgoto segue sendo realizado pelos agentes comerciais da concessionária com medidas de prevenção como a emissão das faturas com base na média de consumo dos últimos 6 (seis) meses para os imóveis que possuem medidores de água internos, onde é necessária a exposição do funcionário e contato com o morador para que o serviço de leitura possa ocorrer.

Para Viviane Cristina de Moraes, gerente comercial da concessionária o momento, apesar de desafiador, tem proporcionado ações estruturadas e inovadoras com o objetivo de minimizar os riscos para funcionários e clientes por conta do avanço da Covid 19.

“O atendimento realizado pelos nossos funcionários em home office, por meio dos canais digitais e WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001, tem auxiliado nossos clientes na solução de dúvidas e na solicitação de diferentes serviços, como a emissão de segunda via de faturas e histórico de consumo, sem que eles precisem sair de casa”, reforça a gerente comercial.

Neste dia do trabalho devemos valorizar e homenagear todos os profissionais de saneamento que estão na linha de frente para contribuir com a saúde e o bem-estar da população. Lembrando que os profissionais do saneamento, assim como tantas outras categorias indispensáveis neste período de pandemia, desempenham um serviço essencial para a saúde das pessoas e, por consequência, no apoio ao combate ao Coronavírus.

Fonte: ABC do ABC.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »