saneamento basico
coleta-seletiva

Reciclagem de lixo aumenta 35% com isolamento social em São Paulo

Segundo levantamento de autarquia municipal, também houve queda de 22% na varrição de ruas, por conta do menor volume de resíduos 

Levantamento feito pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) da cidade de São Paulo aponta, no mês de junho, houve aumento de 35% na coleta seletiva de lixo, em relação ao mesmo período do ano passado. Os números mostram que 7,8 mil toneladas de resíduos que foram para a reciclagem, contra 5,8 mil toneladas, na mesma época, em 2019.

Também segundo a autarquia, o fato de mais pessoas permanecerem em casa levou a uma queda de aproximadamente 22% nos dados de varrição, em decorrência do menor volume de resíduos nas ruas.

O site oficial da Amlurb, ReciclaSampa, no período, bateu seu recorde de visitas, 40 mil no mês. O conteúdo mais procurado foi sobre a localização dos pontos de coleta de lixo espalhados pela capital paulista.

Desde que foi lançado, no ano passado, o Recicla teve mais de 265 mil acessos. Comparando janeiro a junho de 2020 com o mesmo período em 2019, houve um aumento de 295% no número de visitas, com forte presença feminina (70%).

LEIA TAMBÉM: RECICLAGEM DE ELETRÔNICOS DIMINUI NA QUARENTENA E A RECOMENDAÇÃO É GUARDAR RESÍDUOS EM CASA

Dicas para a Prática da Coleta Seletiva

• Tenha duas lixeiras em casa: uma para lixo orgânico e outra para lixo reciclável;

• Não molhe o material reciclável, isso inviabiliza seu reaproveitamento;

• Retire os resíduos de embalagens de vidro, plástico, longa vida, garrafas pet e latas antes de reciclá-las;

• Ao descartar materiais cortantes – vidro, por exemplo – lembre de embrulhar em jornais ou papéis de espessura grossa; isso evita que o coletor se machuque;

• Restos de alimento e cascas de frutas são lixo orgânico; não os misture com lixo reciclável;

• Não jogue luvas e máscaras de proteção no lixo reciclável.

• Use sacos de lixo resistentes ou reforçados, com enchimento de até dois terços da sua capacidade.

Fonte: R7.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »