saneamento basico

Cerca de 20 toneladas de lixo são recolhidas por dia nas praias de São Luís/MA, diz prefeitura

Casca de coco, garrafas PET, entre outros resíduos ficam jogados pela areia. Comerciantes e demais frequentadores serão alvos de ação de conscientização para diminuir problema.

Cerca de 20 toneladas de lixo são recolhidas por dia nas praias de São Luís por agentes de limpeza, segundo a própria prefeitura. Casca de coco e garrafas PET, entre outros resíduos, ficam espalhados pela areia por conta da ação de frequentadores da cidade ou turistas. Em alguns pontos da Avenida Litorânea, há reclamações de lixo espalhados pelas calçada, mas a prefeitura garante que a limpeza da orla é feita diariamente por equipes de agentes municipais.

“O lixo descartado irregularmente na faixa de areia das praias acaba sendo levado para o mar por causa da ação dos ventos. Atualmente, em todo o mundo discute-se o problema da poluição dos oceanos. A orientação em São Luís é ter uma programação operacional específica para a faixa de praias para garantir a preservação do meio ambiente, além de deixarmos esse espaço sempre limpo para os frequentadores locais ou turistas”, disse a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

Para os considerados grandes geradores de resíduos sólidos, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana está realizando o cadastramento. Quem produz mais de 200 litros de resíduos sólidos por dia está neste grupo. Este procedimento segue os termos do Decreto Municipal Nº 48.836/2017.

Limpeza urbana

“O cadastramento dos grandes geradores serve não apenas para melhorar o controle e fiscalização do sistema de limpeza urbana, mas também para guiar melhor o manejo de resíduos pelos estabelecimentos comerciais, evitado o descarte irregular”, concluiu Carolina Estrela.

No dia 15 de setembro, Dia Mundial da Limpeza Urbana, o comitê vai realizar um evento na orla de São Luís afim de conscientizar comerciantes e demais frequentadores das praias da capital.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »