saneamento basico

ABAL e Abralatas criam entidade gestora prevista em compromisso de logística reversa

Imagem Ilustrativa

Nova entidade atuará na gestão dos objetivos previstos no Termo de Compromisso da Logística Reversa das Latas de Alumínio para Bebidas.

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) constituíram, no dia 20 de julho, a entidade gestora que será responsável pelo atendimento das ações presentes no Termo de Compromisso da Logística Reversas das Latas de Alumínio para Bebidas, criado em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O documento, celebrado em novembro do ano passado entre o setor do alumínio e o governo federal, prevê entre os compromissos a manutenção do índice de reciclagem acima dos 95%, a capacitação de gestores públicos e a promoção da educação ambiental.

Durante a assembleia-geral ordinária realizada com a participação das associações, foram nomeados os seguintes representantes para a condução da Entidade Gestora.

Cadeia de recicladores

  • Eunice Lima (diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis): eleita presidente do Conselho Diretor, tendo como suplente Mário Fernandez, que atua há oito anos como CEO do Grupo ReciclaBR.

 Produtores de latas de alumínio

  •  Cátilo Candido (presidente-executivo da Abralatas): assume a vice-presidência, tendo como suplente Guilherme Canielo, gerente da associação.

“Somos referência para o mundo todo em reciclagem de latas de alumínio para bebidas, resultado de uma estratégia e de investimentos de longo prazo em uma cadeia muito bem estruturada. Por isso, é muito gratificante assumir a presidência do conselho logo no nascimento da entidade que estará à frente de ações para contribuir ainda mais com a logística reversa no país”, destaca Eunice Lima.

Fonte: Revista Alumínio.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »