saneamento basico

Abetre amplia atuação no País e reforça cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos

CS Bioenergia e WT Energia passam a integrar o quadro de associadas da entidade e incrementam o combate ao fim dos lixões no Brasil

A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) acaba de ganhar duas novas associadas. Passaram a integrar o quadro da entidade as empresas CS Bioenergia, de São José dos Pinhais, no Paraná, e WT Energia, de São Paulo, capital.

As novas adesões colocam a Abetre em um novo patamar na disseminação das boas práticas para a gestão de resíduos sólidos no País, incluindo a diversificação da matriz energética à partir de fontes limpas, e reforçam o combate para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a consequente erradicação dos lixões.

O presidente da Abetre, Luiz Gonzaga, lembra que o Brasil possui tecnologia de ponta e empresas altamente capacitadas para a gestão correta e eficiente dos resíduos sólidos, tanto na área pública quanto no segmento industrial. “O setor privado de tratamento de resíduos no País constituiu-se hoje na solução ambiental mais viável e segura economicamente para os cidadãos e para os gestores públicos”, comenta.

Sobre a Abetre

Fundada em 1997, a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre) congrega as principais empresas especializadas em tecnologias de proteção ambiental em resíduos sólidos e efluentes líquidos, tais como disposição em aterro, coprocessamento, incineração além de outros processos físicos, químicos e biológicos de tratamento. As unidades operacionais de suas associadas e coligadas representam cerca de 25% das plantas em operação, 60% do segmento de resíduos urbanos e 80% do segmento de resíduos industriais em relação aos serviços de destinação prestados por organizações privadas.

Fonte: Jornal dia a dia

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »