saneamento basico

Biodigestão é melhor alternativa a lixões do que aterros, diz especialista

A luta do Brasil para fechar seus lixões e construir aterros sanitários é uma corrida para o século 20. É o que diz a professora de gestão ambiental da USP, Sylmara Gonçalves Dias. Para ela, o mundo caminha para aplicar regras do século 21, onde o destino para os resíduos orgânicos é a biodigestão.

“A política do aterro amarra o município a pensar em 1 consórcio, mas há outras saídas”, diz Sylmara, completando:

“Pensamos em algo que favoreceu a indústria de limpeza urbana, porque eles têm a tecnologia de aterro e não querem perder o ganha pão, mas o aterro custa muito para o Estado.”

Já o processo de biodigestão é menos custoso, porque pode ser feito em menor escala. Ele ocorre em grandes tanques, que funcionam como uma panela de pressão, onde a matéria orgânica (restos de alimentos) é decomposta.

Do procedimento é gerado 1 gás que pode ser convertido em energia, tanto para automóveis quanto elétrica. Como 60% do lixo produzido no país é resíduo orgânico, a matéria-prima para essa fonte de energia é imensa.

http://saneamentobasico.rds.land/nova-instrucao-normativa

Alguns aterros no Brasil já utilizam o gás excedente do próprio tratamento do lixo no aterro:

“A geração de energia do biogás é uma tendência real”, diz o diretor da Estre –maior empresa de limpeza urbana do Brasil–, Gustavo Caetano.

Hoje, 2 dos 13 aterros da empresa captam o gás gerado na operação diária do lixo.

biodiogestãobiodiogestãobiodiogestãobiodiogestãobiodiogestãobiodiogestão

Há 1 projeto a ser desenvolvido no próximo ano para que o aterro de Paulínia, em São Paulo, administrado pela Estre, também comece a operar motores a biogás para geração de energia elétrica.

Serão implantados 26 motores, ao todo. A vantagem dessas estruturas é que podem ser empreendimentos menores e menos custosos, enquanto os aterros demandam muito dinheiro e exigem 1 volume grande de lixo para compensarem sua construção.

“Podemos fazer de forma descentralizada, em cada bairro, em pequenas cidades”, diz Sylmara. “Não precisamos de grandes monumentos para tratar nosso lixo.”

biodigestão

 

Fonte: Poder 360

Siga o Portal Saneamento Básico no LinkedIn

 

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »