saneamento basico
taxa-lixo

Câmara deve votar nesta segunda-feira (12) lei que prevê revogação da “taxa do lixo”

Imagem Ilustrativa

Nesta segunda-feira (12) a Câmara de vereadores deve votar o projeto de lei 2235/2022, que trata da revogação da chamada ”taxa do Lixo”, que oficialmente é denominada Taxa Ambiental, na cidade.

O projeto foi enviado pela Prefeitura de Guarulhos ao Legislativo Municipal no 21 de julho.

A revogação é aguardada pelos munícipes, que estão em dúvida se devem efetuar o pagamento de mais algum valor referente ao período de julho a setembro e se esses valores serão reembolsados após a revogação do tributo.

Quanto aprovado o projeto de revogação, quem pagou integralmente todas as parcelas terá direito a ser ressarcido apenas das parcelas com vencimento após a aprovação.

A “taxa do lixo” começou a ser cobrada em maio deste ano, após terem sido revistos os cálculos iniciais e aplicado desconto de até 40% sobre os valores anteriormente previstos.

taxa do lixo

A criação do novo tributo provocou forte reação perante a população, principalmente pelas dificuldades financeiras pelas quais os trabalhadores têm passado. Vereadores da Oposição mobilizaram-se contra a taxa.

A “taxa do lixo’ foi implementada em Guarulhos após a aprovação do Novo Marco Regulatório do Saneamento, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo Governo Federal.

Fonte: Click Guarulhos.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »