saneamento basico
Crea Resíduos Construção Civil

Crea-SE lança cartilha sobre Gestão de Resíduos da Construção Civil

Crea Resíduos Construção Civil

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), em parceria com a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea –, lançou a Cartilha Gestão Ambiental de Resíduos da Construção Civil.

O material técnico e acessível oferece orientações detalhadas sobre as etapas de geração, manejo e destinação final dos resíduos provenientes da construção civil, atendendo às necessidades tanto de pequenos quanto de grandes geradores.

O lançamento, realizado na sexta-feira (6/6) fez parta da programação do Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Evento promovido pelo Crea-SE, por meio da sua Comissão de Meio Ambiente, que tem como coordenadora a conselheira Andréa Santana Lins.

LEIA NA ÍNTEGRA: Ecobarreiras reduzem lixo no Rio Negro, mas destino final ainda é problema em Manaus

A Cartilha aborda os conceitos adotados por duas importantes legislações, que é o CONAMA 307 e a ABNT NBR 10004:2024 . O documento traz diretrizes práticas e embasamento legal para a implementação e o monitoramento de ações sustentáveis no setor da construção. Setor historicamente apontado como um dos principais geradores de resíduos sólidos urbanos“, ressalta Andréa.

Crea Resíduos Construção Civil

O lançamento da cartilha contou com a participação do professor doutor Bruno Souza, que ministrou uma palestra sobre a realidade da gestão de resíduos da construção civil no Brasil, abordando os desafios estruturais, os impactos ambientais e a urgência na adoção de políticas públicas e práticas mais eficazes no setor.

LEIA TAMBÉM: A vulnerabilidade das empresas aos mercados da energia

A programação do Fórum teve início na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiernte. Com uma série de atividades em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju. As ações foram realizadas no Memorial de Sergipe e incluíram a palestra da engenheira Marcela Hardman sobre educação ambiental. Para estudantes de escolas públicas, além da distribuição e plantio coletivo de 100 mudas nativas na orla da Aruana.

Fonte: Crea.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »