saneamento basico
Soluções Resíduos Urbanos

Fim dos lixões: Semad apresenta mapas sobre gestão de resíduos em Goiás

Semad Lixões Gestão Resíduos

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) apresentou, na segunda-feira, 26, os mapas que retratam a gestão de resíduos sólidos no estado.

Eles trazem o panorama completo da situação dos lixões em Goiás. Já no primeiro mapa, é possível encontrar a relação de todos os aterros sanitários licenciados.

Os municípios têm o dever de encerrar os seus respectivos lixões até agosto de 2024. E a Semad publicou o decreto 10.367/2023 com o propósito de estabelecer etapas a serem cumpridas e um modelo de gestão regionalizada a ser implementado nos próximos anos. Com aterros que atenderão a grupos de cidades de modo simultâneo.

LEIA TAMBÉM: Representantes da Semad debatem as inovações no saneamento básico em congresso no Norte de Minas

Os mapas apresentam uma relação de aterros licenciados e a distância deles para cada um dos grupos (ou tipos) de municípios. Divididos em tipos 01, 02, 03 e 04. A distância de cada um deles com relação a um aterro licenciado é uma informação vital nessa primeira fase. Em que a prioridade é encerrar os lixões e encaminhar os resíduos para disposição ambientalmente adequada.

A fase final (ou definitiva) será a criação de aterros regionalizados, que vão atender grupos de municípios ao mesmo tempo e que terão governança compartilhada entre as prefeituras atendidas e o governo do Estado.

Fonte: Jornal Opção

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »