saneamento basico
biocombustivel

INPI publica radar tecnológico sobre biocombustíveis

Imagem Ilustrativa

O INPI publicou o segundo estudo da série dedicada às energias renováveis: o radar tecnológico sobre biocombustíveis.

A amostra de pedidos depositados por residentes no INPI nos últimos 10 anos foi categorizada em etanol, biodiesel, biogás, biocombustíveis sólidos e outros.

O trabalho aponta que, ao longo do período pesquisado, em média 47 pedidos de patente foram depositados por ano, sendo a maior parte deles ligada a biocombustíveis líquidos (etanol e biodiesel), com discreto aumento do biogás no último biênio.

A metodologia incluiu identificação de gênero em inventores e depositantes pessoas físicas, revelando inequidade de gênero. Esta metodologia piloto de atribuição indireta de gênero, baseada em dados do IBGE (adaptação das diretrizes da OMPI), poderá ser aplicada em estudos futuros, com vistas a revelar dados sobre gênero em depósitos de pedidos de patentes por residentes no Brasil.

Acesse o radar tecnológico sobre biocombustíveis

Fonte: GOV.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »