saneamento basico

Itaipu tem melhor novembro da história da hidrelétrica

Situada no rio Paraná, entre os municípios de Foz do Iguaçu (Brasil) e Hernandarias (Paraguai), a usina hidrelétrica de Itaipu registrou, no mês de novembro, sua maior produção de energia da história para o período.

De acordo com a assessoria de comunicação da entidade binacional, foram 8.018.719 megawatts-hora, superando os 7.539.949 de novembro de 2012. No acumulado do ano, já são 90.453.205 megawatts-hora (de 01/01 a 30/11), o que leva o setor técnico de Itaipu a projetar um novo recorde mundial para 2013.

Nos doze meses do ano passado, a usina gigante do rio Paraná produziu 98,2 milhões de megawatts-hora, marca que deve ser ultrapassada em 2013, tendo em vista o desempenho levemente superior ao do ano anterior.

Neste sentido, Celso Torino, superintendente de Operação da usina, recordou que a produção de Itaipu saltou de um patamar entre 90 e 95 milhões de megawatts-hora, que parecia ser o limite de geração anual, para um número acima de 95 milhões.

A energia produzida por Itaipu em novembro de 2013 seria suficiente para suprir o consumo de energia elétrica do Brasil por sete dias; do Estado de São Paulo por 22 dias; e do Estado do Paraná por cerca de três meses e 18 dias; da cidade do Rio de Janeiro por cinco meses e 15 dias; da cidade de São Paulo por três meses e nove dias. O Paraguai, parceiro do Brasil em Itaipu, seria suprido com eletricidade por oito meses e 21 dias.

Já a energia produzida por Itaipu, de janeiro a novembro de 2013, seria suficiente para suprir o consumo de energia elétrica do Brasil por cerca de 74 dias; do Estado de São Paulo por cerca de oito meses e três dias; e do Estado do Paraná por cerca de três anos e quatro meses; da cidade do Rio de Janeiro por cinco anos e três meses; da cidade de São Paulo por três anos e um mês. O Paraguai seria suprido com eletricidade por oito anos e dois meses, e, o mundo todo, por um dia e meio.

Fonte: CBN Foz
Veja mais: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/foz-do-iguacu/noticias/04122013-52678-energia-itaipu-tem-melhor-novembro-da-historia-da-hidreletrica

Últimas Notícias:
Gerenciando Montanhas Lodo

Gerenciando Montanhas de Lodo: O que Pequim Pode Aprender com o Brasil

As lutas do Rio com lodo ilustram graficamente os problemas de água, energia e resíduos interligados que enfrentam as cidades em expansão do mundo, que já possuem mais de metade da humanidade. À medida que essas cidades continuam a crescer, elas gerarão um aumento de 55% na demanda global por água até 2050 e enfatizam a capacidade dos sistemas de gerenciamento de águas residuais.

Leia mais »