saneamento basico
residuos no litoral

Lixo invade praias da Ilha do Governador/RJ

Imagem Ilustrativa

Reportagem exibida ontem no “Bom Dia Rio” da TV Globo mostrou que o lixo invadiu as praias da Ilha do Governador no último final de semana, ironicamente nas vésperas do “Dia da Baía da Guanabara“, comemorado hoje. Isso só reforça que a Águas do Rio, nova concessionária de saneamento básico que atende 13 dos 15 municípios da Região Metropolitana banhados pela Baía, terá um trabalho gigantesco para tratar 90% do esgoto despejado nela até 2033, meta estipulada pela própria empresa.

Reportagem do “Bom Dia Rio”, da TV Globo, mostra que o lixo tomou conta das praias da Ilha do Governador no último final de semana.

As imagens mostram que a faixa de areia da praia da Guanabara foi tomada por garrafas, embalagens e resíduos trazidos pela maré, impedindo até a realização de uma simples caminhada pelo local. Bica e o Manguezal do Corredor Esportivo também sofrem com o mesmo problema.

Moradores e comerciantes ouvidos pela reportagem relatam até a presença de lixo hospitalar na areia. “Eu canso de encontrar todo tipo de lixo por aqui, inclusive hospitalar, como seringas e fraldões geriátricos”, conta Berto Schetinni, dono de um quiosque na Praia de Guanabara.


LEIA TAMBÉM: Eliminando os resíduos com gestão e modernização

EcoBarreiras impediram que 19 toneladas de lixo fossem parar na Baía

Com 2,5 quilômetros de extensão, a praia fica localizada bem no meio da Baía da Guanabara. Por essa característica geográfica recebe correntes marítimas que vêm do oceano e dos rios que desaguam no gigantesco complexo aquífero. Com isso, fica mais exposta e vulnerável a receber todo tipo de lixo e resíduo jogado na Baía. Moradores relatam que apenas quatro garis são responsáveis pela limpeza da área. A Comlurbinformou que “mantém a rotina diária de limpeza das praias e alerta a população sobre a importância de não jogar lixos nas encostas dos rios e canais fluviais”

Procurado pela reportagem, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA)disse que instalou 15 Ecobarreiras na foz dos principais rios que chegam à Baía. Nos últimos cinco anos, os obstáculos impediram que 19 mil toneladas de lixo fossem despejadas na Guanabara. Informou também que a análise de balneabilidade das praias, procedimento suspenso durante a pandemia, está sendo gradativamente retomado.

Fonte: Diário do Porto.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »