saneamento basico

Lixões se espalham pelos bairros de São Gonçalo/RJ

Pneus, água parada e animais mortos são encontrados

 

Manter a cidade limpa é um dos maiores desafios da atual gestão municipal. Apesar de existir leis que classificam como crime ambiental o descarte irregular de lixo em locais inapropriados, os “lixões” se espalham por bairros de São Gonçalo e os motivos seriam justamente a falta de fiscalização e de canais de comunicação com o órgão, já que o telefone disponibilizado para denúncia está com defeito. Outro agravante é a falta de uma empresa de varrição, já que o contrato com a antiga empresa foi finalizado em agosto e nenhuma outra foi contratada.

Na manhã de ontem, a equipe de reportagem de O SÃO GONÇALO percorreu os bairros de Estrela do Norte, Vila Lage, Água Mineral e Laranjal e, em todos os pontos, além de lixo orgânico, há despejo de pneus, muitos com água parada, um importante meio de proliferação para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças. Também há móveis, entulhos e até animais mortos.

A bióloga Suéllin Guimarães alerta que o lixo depositado em via públicas pode trazer doenças. “O lixo em local inapropriado pode multiplicar bactérias e fungos. Atrai insetos e outros animais que são vetores de doenças. Além disso, contamina o solo, impossibilitando o cultivo; e os lençóis freáticos com o chorume, líquido produzido pela decomposição do lixo, impossibilitando o uso de poços como fonte de água. Ou seja, é importante que o lixo residencial seja descartado corretamente”, explicou.

Últimas Notícias: