Skip to content
sábado, junho 25, 2022
Últimas Notícias:
  • Saneamento e o marco legal: em que pé estamos, Brasil?
  • Na ordem de prioridade, o que deve vir primeiro: o saneamento básico ou saneamento moral? Você decide
  • Descoberta enzima que decompõe plástico em menos de um dia
  • Laboratório para caracterização e gestão de resíduos sólidos é inaugurado em Presidente Prudente/SP
  • Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
logo-aegea-mirante

Mirante/SP atua em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos

  • Resíduos Sólidos
  • março 14, 2022

Imagem Ilustrativa

A concessionária Mirante, responsável pelo esgotamento sanitário da área urbana de Piracicaba por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae, desde 2012, preza pela sustentabilidade em seus processos, sempre com foco na saúde e na qualidade de vida da população.

Em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), prevista na Lei nº 12.305/10, que exige dos setores público e privado transparência no gerenciamento de seus resíduos, encontrou uma solução ecológica para o lodo, subproduto do esgoto que tinha como destino aterros sanitários.

O pontapé inicial aconteceu em 2020, quando a concessionária concebeu o Secador de Lodo à luz solar, em um espaço localizado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista, uma grande conquista para Piracicaba na área de meio ambiente. No local é levado todo o lodo gerado no tratamento de esgoto. “Desde o início das atividades em Piracicaba, a concessionária Mirante sempre procurou alternativas mais sustentáveis para disposição do lodo proveniente das ETEs. Optamos pelo secador solar, que consiste em um piso de concreto em estufas agrícolas. Para manejo, um trator com pá carregadeira e enxada rotativa”, explica a diretora presidente da concessionária, Silvia Leticia Tesseroli.

“Antes do Secador de Lodo, esse subproduto era encaminhado a aterros sanitários credenciados, mas nossa intenção era encontrar uma alternativa mais ecológica”, afirma Silvia. O secador à luz solar elimina 70% da água e reduz todo o volume em um terço. “São 1.200 toneladas por mês de lodo, resultado do tratamento das 24 estações, que antes eram enviadas a aterros. Logo, esse é um ganho extraordinário para o meio ambiente. Nos orgulhamos muito dessa iniciativa”, comenta a diretora presidente.

Mesmo com o secador solar, descartar o lodo em aterros ainda não era o ideal para a empresa. Em parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), a concessionária encontrou uma saída viável, com impactos positivos ao meio ambiente.

Misturado com material estruturante (resultado de podas realizadas na cidade), o lodo se transformou em fertilizante agrícola. Todo o lodo gerado no tratamento de esgoto de Piracicaba já passa pelo secador e a intenção é que esse subproduto seja 100% utilizado na produção de fertilizante.

“Esse projeto de compostagem é motivo de orgulho para a concessionária Mirante, pois vem de encontro com nossa filosofia. Imagine o impacto positivo disso, ou seja, reutilizar da maneira mais sustentável possível, o subproduto do esgoto. Isso é um ganho enorme para o meio ambiente”, disse Silvia.


LEIA TAMBÉM: AboveNet | Monitoramento para Água e Esgoto

Na Prática

A concessionária Mirante doou ao Viveiro Municipal, administrado pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), 9 toneladas do composto agrícola, que vem registrando ótimos resultados no cultivo de mudas de árvores. Segundo a agrônoma responsável pelo Viveiro, Clementina Rossin, já foram produzidas 300 mudas de calçada de araçá-vermelho, grumixama, manduirana e cereja-do-Rio-Grande – espécies que contribuem com a arborização urbana, com excelentes resultados.

PNRS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305/10, foi criada em razão do aumento do consumo nas cidades proporcionarem grande geração de resíduos sólidos urbanos. As principais metas da PNRS são: redução da geração, reutilização, reciclagem do volume de resíduos coletados e a redução do volume dos rejeitos ao aterro sanitário. Essa é uma postura crescente nos órgãos ambientais que propõe leis e normas no objetivo de controlar a geração, tratamento e destinação de resíduos.

Fonte: Jornal de Piracicaba.

AnteriorAnteriorEntenda a importância da logística reversa para sua empresa
PróximoVotorantim quer produzir cimento a partir de lixo processado em usina de SCPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Alternativas de usos sustentáveis para o efluente final e lodo gerados na ETE Insular- Florianópolis/SC

1 min de leitura

Assim, realizou-se um diagnóstico operacional da ETE Insular – Florianópolis/SC, onde constatou-se que são gerados como subprodutos o efluente final e o lodo desaguado, dispostos na Baía Sul e em aterro sanitário, respectivamente.

Consumo e uso de água em entrepostos de pescado dulciaquícola

1 min de leitura

Este trabalho teve como objetivo avaliar o consumo médio de água em processos produtivos na industrialização do filé de tilápia, em entrepostos de pescado dulciaquícola de pequeno e médio porte.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

Conaut
Penetron
aquamec
logo-netzsch
clean environment brasil
bf-dias
logo-bioproj
paques-logo-home.jpg
Superbac
DENORA
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.