saneamento basico
Paranavaí Usina Mecanizada Resíduos

Paranavaí/PR será pioneira com nova usina mecanizada de resíduos sólidos

Paranavaí Usina Mecanizada Resíduos

Paranavaí se prepara para um salto na gestão de resíduos sólidos com a implantação de uma Usina de Triagem Mecanizada (UTM), fruto de um convênio assinado entre a Itaipu Binacional e o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA).

Com um investimento total de R$ 19 milhões, a usina deve entrar em operação nos próximos 18 meses. No Brasil, apenas outras duas UTMs semelhantes estão em funcionamento, o que reforça o caráter pioneiro do projeto no tratamento de resíduos sólidos mistos.

O projeto, que beneficiará os 19 municípios integrantes do consórcio, promete reaproveitar até 90% do lixo coletado, reduzindo drasticamente o volume destinado ao aterro sanitário.

LEIA TAMBÉM: Fluid Feeder instala novo sistema de dosagem de cloro para Alcoa

Paranavaí Usina Mecanizada Resíduos

A UTM será instalada em uma área de 10 mil metros quadrados ao lado do aterro sanitário de Paranavaí e terá equipamentos de última geração para separar e reaproveitar os resíduos, mesmo que não estejam previamente separados.

Além da contribuição ambiental, a UTM deverá gerar até 45 empregos diretos, especialmente para catadores.

LEIA TAMBÉM: COP 29 não alcança avanços suficientes no financiamento climático

“Hoje, o aterro recebe cerca de 100 toneladas de resíduos por dia, mas com essa usina, poderemos salvar até 90% desse material, aumentando consideravelmente a vida útil do aterro”, destacou Fabiano Marcos Travain, presidente do CICA.

Fonte: PPC.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »