Piauí PAC Gestão Lixo
Por Tarcio Cruz
O ministério da Casa Civil divulgou a lista de projetos vencedores dentro do novo PAC – Seleções Resíduos Sólidos, quatro cidades piauienses receberam os investimentos. Cristino Castro, Floriano, Pimenteiras e Regeneração.
Ao todo a nova modalidade do PAC investirá mais de R$ 703 milhões de recurso do Orçamento Geral da União (OGU) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para apoio à execução de obras e aquisição de equipamentos que contribuirão para a melhoria de 442 municípios em 24 estados.
LEIA TAMBÉM: Responsabilidade das empresas na logística reversa de seus produtos
Do total das 81 propostas selecionadas, 44 são do Nordeste brasileiro, 10 da região Norte, 13 do Sudoeste, 8 do Centro-Oeste e 6 do Sul do país distribuídos nos seguintes estados:
- Alagoas,
- Amazonas,
- Bahia,
- Ceará,
- Espírito Santo,
- Goiás,
- Maranhão,
- Minas Gerais.
- Mato Grosso,
- Mato Grosso do Sul,
- Pará,
- Paraíba,
- Pernambuco,
- Piauí,
- Paraná,
- Rio de Janeiro,
- Rio Grande do Norte,
- Rondônia,
- Roraima,
- Rio Grande do Sul,
- Santa Catarina,
- Sergipe,
- São Paulo e
- Tocantins.
O investimento será destinado para coleta seletiva, execução de obras civis, aquisição de veículos e equipamentos, tratamento de resíduos sólidos urbanos e ações para a disposição final de rejeitos em aterros sanitários. Pretende-se mobilizar 76 cooperativas ou associações de catadoras e catadores, com a expectativa de gerar mais de 33 mil empregos diretos e indiretos.
LEIA TAMBÉM: Os recifes da Amazônia existem
Fonte: Cidade Verde.