saneamento basico

Iniciativa visa reaproveitar resíduos sólidos retirados do Dilúvio/RS

Análises estão sendo realizadas nos resíduos sólidos presentes nas águas do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.

O objetivo é valorizar o material potencialmente reciclável. Assim, apenas os resíduos não passíveis de reaproveitamento serão enviados para o aterro.

Resultados de duas, de um total de três amostragens, já foram entregues. Os indicadores obtidos revelam um resultado positivo para o reuso deste material.

A iniciativa é do Instituto SafeWeb, responsável pela Ecobarreira que já retirou mais de 450 toneladas de lixo do Dilúvio. Conforme o presidente do Instituto, Luiz Carlos Zancanella Júnior, a iniciativa tem também uma proposta social.

Impacto social

“Além do impacto ambiental, a gente ainda espera que esse resíduo indo para uma área de reciclagem, gere um impacto social também onde as pessoas que vivem do trabalho do recolhimento e da reciclagem, possam começar a ter algum retorno, retirar algum dinheiro desse resíduo que vamos retirar que hoje está indo para o aterro’, explica o presidente do Instituto.

Segundo Luiz Carlos Zancanella Júnior, para que os resíduos possam ser reaproveitados deve haver uma mudança na forma de recolhimento do material.

“Após a confirmação da possibilidade disso, a gente precisa conversar com a Prefeitura e com o DMLU para que eles aceitem essas nossas análises. Talvez a gente tenha que mudar o nosso sistema de coleta, daí não sei exatamente como a Prefeitura vai querer fazer e se eles vão querer passar daqui a pouco com um caminhão reciclável em vez daquele caminhão de lixo que passa hoje na Ecobarreira, um caminhão de coleta diária que recolhe os resíduos que vão para o aterro”.

Estima-se que 70% de todo material retirado do dilúvio na Ecobarreira possa ser reaproveitado.

Fonte: Notícias Band

Últimas Notícias: