Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos
  • Destinação de Resíduos: Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente
  • Resistência de moradores dificulta avanço do saneamento no país
  • O governador Rodrigo Garcia liberou na segunda-feira, 16, R$ 298,2 milhões para obras e serviços na região metropolitana de São Paulo
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Rio Claro/SP elimina 100 pontos de descarte irregular de resíduos

  • Resíduos Sólidos
  • novembro 30, 2018

A prefeitura de Rio Claro tem conseguido reduzir pontos de descarte irregular de resíduos, antigo problema que atinge vários locais da cidade.

“Ainda temos muito a avançar nesse sentido, mas com muito empenho estamos conseguindo melhorar essa situação, que só pode ser totalmente sanada com apoio da população”, comenta o prefeito Juninho da Padaria. Nesta semana, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva, falou na Tribuna Livre da Câmara Municipal e elencou essa e outras ações da prefeitura sobre meio ambiente.

A presença espontânea de secretários municipais em sessões da Câmara Municipal é uma iniciativa inédita do Poder Executivo local e tem por objetivo levar informações aos vereadores para que possam fazer um melhor acompanhamento dos serviços e obras realizados na cidade. Recentemente também ocuparam a Tribuna Livre os secretários Djair Francisco (Saúde), Adriano Moreira (Educação), Francesco Rotolo (Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento) e Ronald Penteado (Esportes e Turismo). “Essa iniciativa possibilita maior proximidade do Executivo e Legislativo, oferece aos vereadores mais informações para cumprirem o papel de fiscalizadores e, em razão disso, quem ganha é a comunidade”, afirma o presidente da Câmara Municipal, André Godoy.

O Secretário do Meio Ambiente explicou aos vereadores os avanços do município em relação ao descarte irregular de resíduos. “Conseguimos expressiva melhora nesse setor”, enfatizou Gobbi. “A situação ainda não é a ideal e, por isso, continuamos trabalhando firme para reduzir ainda mais os pontos em que há descarte incorreto”, acrescenta.

Despejo irregular

Dos 180 locais diagnosticados como focos de despejo irregular de resíduos no início de 2017, quando a atual gestão assumiu a prefeitura, 100 pontos deixaram essa condição, o que representa uma redução de 55,56%. Esse resultado, segundo Gobbi, é fruto de intenso trabalho de fiscalização e de inúmeras ações voltadas a conscientização e educação ambiental. “Um dos pilares do nosso trabalho é sensibilizar a população quanto às questões ambientais. A prefeitura precisa que as pessoas ajudem, só assim o município poderá sanar definitivamente essa situação”, avalia o secretário.

Exemplos de ações desenvolvidas pela prefeitura no setor são o Programa de Formação Ambiental (Proamb) para alunos da rede de ensino do município; a criação de sala de formação ambiental, a Sala Verde, que tem unidade na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) e no Lago Azul. Diversas palestras em escolas e o aumento da participação de estudantes na Olimpíada Ambiental, são outras ações.

Além disso, o município oferece vários serviços para que a comunidade faça o descarte correto de resíduos. São seis ecopontos espalhados pela cidade, que funcionam seis dias da semana, inclusive feriados; a coleta seletiva de lixo, que recolhe materiais recicláveis porta a porta; o caminhão do cata bagulho, que passa mensalmente em cada bairro levando materiais inservíveis; e coleta de lixo domiciliar realizada três vezes por semana nos bairros.

Fonte: Cidade Azul

AnteriorAnteriorPorto Alegre/RS prefeitura pede autorização para financiamento de R$ 270 milhões em abastecimento de água
PróximoIdentificação de compostos orgânicos em lixiviado de aterro sanitárioPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Energias renováveis: um futuro sustentável

2 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
suez
Conaut
bf-dias
DENORA
Superbac
logo-bioproj
aquamec
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg
Penetron

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.