Rio Claro/SP elimina 100 pontos de descarte irregular de resíduos

A prefeitura de Rio Claro tem conseguido reduzir pontos de descarte irregular de resíduos, antigo problema que atinge vários locais da cidade.

“Ainda temos muito a avançar nesse sentido, mas com muito empenho estamos conseguindo melhorar essa situação, que só pode ser totalmente sanada com apoio da população”, comenta o prefeito Juninho da Padaria. Nesta semana, o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva, falou na Tribuna Livre da Câmara Municipal e elencou essa e outras ações da prefeitura sobre meio ambiente.

A presença espontânea de secretários municipais em sessões da Câmara Municipal é uma iniciativa inédita do Poder Executivo local e tem por objetivo levar informações aos vereadores para que possam fazer um melhor acompanhamento dos serviços e obras realizados na cidade. Recentemente também ocuparam a Tribuna Livre os secretários Djair Francisco (Saúde), Adriano Moreira (Educação), Francesco Rotolo (Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento) e Ronald Penteado (Esportes e Turismo). “Essa iniciativa possibilita maior proximidade do Executivo e Legislativo, oferece aos vereadores mais informações para cumprirem o papel de fiscalizadores e, em razão disso, quem ganha é a comunidade”, afirma o presidente da Câmara Municipal, André Godoy.

O Secretário do Meio Ambiente explicou aos vereadores os avanços do município em relação ao descarte irregular de resíduos. “Conseguimos expressiva melhora nesse setor”, enfatizou Gobbi. “A situação ainda não é a ideal e, por isso, continuamos trabalhando firme para reduzir ainda mais os pontos em que há descarte incorreto”, acrescenta.

Despejo irregular

Dos 180 locais diagnosticados como focos de despejo irregular de resíduos no início de 2017, quando a atual gestão assumiu a prefeitura, 100 pontos deixaram essa condição, o que representa uma redução de 55,56%. Esse resultado, segundo Gobbi, é fruto de intenso trabalho de fiscalização e de inúmeras ações voltadas a conscientização e educação ambiental. “Um dos pilares do nosso trabalho é sensibilizar a população quanto às questões ambientais. A prefeitura precisa que as pessoas ajudem, só assim o município poderá sanar definitivamente essa situação”, avalia o secretário.

Exemplos de ações desenvolvidas pela prefeitura no setor são o Programa de Formação Ambiental (Proamb) para alunos da rede de ensino do município; a criação de sala de formação ambiental, a Sala Verde, que tem unidade na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) e no Lago Azul. Diversas palestras em escolas e o aumento da participação de estudantes na Olimpíada Ambiental, são outras ações.

Além disso, o município oferece vários serviços para que a comunidade faça o descarte correto de resíduos. São seis ecopontos espalhados pela cidade, que funcionam seis dias da semana, inclusive feriados; a coleta seletiva de lixo, que recolhe materiais recicláveis porta a porta; o caminhão do cata bagulho, que passa mensalmente em cada bairro levando materiais inservíveis; e coleta de lixo domiciliar realizada três vezes por semana nos bairros.

Fonte: Cidade Azul

Últimas Notícias: