saneamento basico

Ubatuba/SP oferece serviço de descarte de resíduos eletrônicos

Em mais uma medida visando à sustentabilidade ambiental, a partir do dia 18 de fevereiro a secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba passará a receber resíduos eletrônicos ou e-lixo

O lixo eletrônico possui peças que contêm componentes químicos altamente tóxicos como chumbo, berílio, cádmio, mercúrio, entre outros, que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, trazendo prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana.

Em diversos mutirões de limpeza que a secretaria realizou em alguns rios e praias da cidade, foram encontrados várias televisões e outros equipamentos eletrônicos. “Esta iniciativa é piloto e busca ampliar a consciência sobre os riscos do descarte inadequado de lixo, além de oferecer uma alternativa de destinação adequada aos diferentes objetos”, explica Wilber Cardozo, secretário de Meio Ambiente de Ubatuba. “Veremos qual é adesão da população à proposta e, ao mesmo tempo, trabalharemos aspectos de educação ambiental como, por exemplo, a reflexão sobre o consumo desenfreado, o reuso e a reciclagem desses materiais”.

Nesta fase inicial, a secretaria não coletará aparelhos como refrigeradores, fogões, ventiladores, micro-ondas e demais eletrodomésticos.

Logística reversa

O secretário lembra que a lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê que os fabricantes dos equipamentos têm que dar destinação final para os seus produtos após o uso pelo consumidor, instrumento que é conhecido como logística reversa. “Assim, buscaremos intensificar a fiscalização e cobrar as obrigações dos mesmos”, acrescenta Cardozo.

Fonte: Portal R3

Últimas Notícias:
Águas Residuais Têxteis

Desafios e soluções na gestão de águas residuais têxteis: Uma abordagem biológica

Os processos da indústria têxtil consomem grandes volumes de água e geram efluentes resistentes aos processos de tratamento convencionais. Uma gestão eficaz da água requer tecnologias de tratamento que enfrentem a complexidade e variabilidade dos efluentes, assegurando qualidade para reutilização em processos húmidos. Neste estudo testaram-se tratamentos biológicos anaeróbios e aeróbios, suplementados com 2 tipos de materiais (M1 e M2), com características diferentes, para tratar 3 efluentes têxteis.

Leia mais »
DMAE Resíduos Sustentabilidade Compostagem

Dmae transforma resíduos em sustentabilidade com ações de compostagem

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está à frente de uma série de ações voltadas à compostagem, reforçando o compromisso com práticas sustentáveis no manejo de resíduos orgânicos. Em 2024, iniciativas como workshops, palestras e projetos institucionais impactaram diretamente mais de 800 pessoas e, de forma indireta, alcançaram mais de 7 mil.

Leia mais »
Investimentos Drenagem Infraestrutura Hídrica

Governo de SP anuncia investimentos em drenagem e infraestrutura hídrica

No Palácio dos Bandeirantes, uma reunião realizada nesta segunda-feira (3) contou com a presença de prefeitos e foi marcada pela divulgação de novas iniciativas voltadas para a drenagem urbana. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, destacou que aproximadamente R$ 64 milhões estão disponíveis no Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para apoiar as cidades na criação de planos de drenagem eficazes.

Leia mais »