saneamento basico

Saneamento básico e sustentabilidade: possibilidades educativas na contemporaneidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de experiências e reflexões a respeito da necessidade de conjugar as medidas estruturais da engenharia com processos educacionais contextualizados para a implantação e sucesso de medidas voltadas ao saneamento básico. As concepções e percepções de estudantes e docentes relacionadas ao tema e as repercussões na comunidade do entorno foram analisadas deforma articulada com as necessidades contemporâneas do país em relação aos âmbitos deste crucial componente da vida urbana. O texto foi construído com base no cotejamento de resultados de pesquisas e ações e vivências educacionais realizadas desde o ano de 2015, e os resultados apontam para a necessária sensibilização da população no que tange às diferentes dimensões do saneamento básico, assim como uma ressignificação dos mananciais hídricos e do seu papel na qualidade de vida e no ambiente natural.

Introdução

O Brasil atinge hoje uma população aproximada de 200 milhões de habitantes, predominantemente ocupando espaços urbanos, cujo crescimento tem gerado inúmeros desafios para gestores públicos e profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Entre os problemas emergentes neste cenário estão as questões relacionadas com o saneamento básico em seus quatro âmbitos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos.

Em virtude da ampla divulgação midiática a respeito das questões ambientais e do recente histórico de escolarização da educação ambiental no Brasil, torna-se relevante avaliar a percepção dos estudantes em relação aos impactos ambientais, tanto em suas dimensões locais e globais, quanto em relação aos processos e atividades humanas que os originam. Essa perspectiva torna possível o desenvolvimento de abordagens metodológicas e práticas educativas mais eficientes para formação dos educandos, promovendo a sustentabilidade.

A temática ambiental e sua transversalidade têm sido trabalhadas de distintas formas em cada contexto educacional. Da mesma forma, as ações na educação informal têm se constituído em preocupação da comunidade de pesquisadores e, principalmente, de todos aqueles que laboram com a temática ambiental na contemporaneidade. A escola pode ser considerada um lugar privilegiado para produção e difusão de saberes na comunidade, sendo fundamental para isso a elaboração de práticas educativas que abordem as questões ambientais de forma contextualizada.

Autores: Mariana Mostardeiro de Aguiar; Rossano André Dal-Farra; Cristine Santos de Souza da Silva e Ricardo Ângelo Dal-Farra.

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