saneamento basico
saneamento

Panorama do saneamento nas cidades de Goiânia/GO e Manaus/AM

Imagem Ilustrativa

Nessa semana, quase 1,5 milhões de goianienses e mais de 2,1 milhões de manauaras comemorarão o aniversário das cidades.

A capital de Goiás e a capital do Amazonas farão no dia 24 de outubro, 87 e 251 anos de existência, respectivamente. Entretanto, o dia de fundação é uma das poucas coisas que essas duas cidades têm em comum, tendo diversos fatores bem distintos, entre eles, o saneamento básico.

Atualmente, de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2018, quando falamos em abastecimento de água, ambas capitais apresentam números acima dos 90%, enquanto a capital do Goiânia têm 99,6% da população com recebimento de água, 91,4% da população da capital do Amazonas recebem os mesmos serviços.


LEIA TAMBÉM: DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO BRASIL APÓS A POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS A PARTIR DE DADOS DO SNIS


Dados Sobre Saneamento

Quando falamos em esgotamento sanitário, em 2018 Manaus apresentava 12,4% da população com atendimento de coleta de esgoto, e 31,1% dos esgotos da capital do Amazonas eram tratados. É importante destacar que Manaus passou por uma reformulação no saneamento básico, o que pode alavancar os indicadores daqui para frente, com mais acesso à coleta e tratamento dos esgotos. Já Goiânia apresentava 80,6% da população com coleta de esgoto, e 74% dos esgotos da capital de Goiás eram tratados.

As vantagens da expansão da rede de esgoto são diversas: desde a valorização imobiliária, econômica e educacional até a diminuição da proliferação de doenças que coloca em risco à saúde e a qualidade de vida de toda população, deixando claro a importância de investir no setor.

Fonte: Trata Brasil.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SANEAMENTO BÁSICO É PRIMORDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES INTELIGENTES

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »