saneamento basico

Guia de Compras

4Fluid Móvel

4Fluid Móvel

Focado na digitalização da gestão de perdas, o 4Fluid Móvel otimiza o processo de varredura do campo e ajuda o geofonista a identificar pontos suspeitos de vazamentos de água com Inteligência Artificial e Internet of Things (IoT).

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

“Digitalização do Processo de Varredura do Campo com Inteligência Artificial”

O que é?

O 4Fluid Móvel é uma solução criada para otimizar o trabalho do geofonista em localizar os vazamentos na distribuição de água e oferecer informações úteis e precisas do campo para otimizar a tomada de decisões da gestão de perdas.

Como funciona o 4Fluid Móvel?

1) A varredura do campo

Tudo começa com o coletor móvel com haste de escuta. A equipe da distribuidora de água vai a campo com o coletor fazer a varredura nos medidores de água.

Para fazer a coleta basta encostar a haste do coletor no hidrômetro, pressionar o botão e aguardar 10 segundos. O coletor capta os ruídos e encaminha para a Inteligência Artificial (IA) fazer análise se ali tem um potencial vazamento.

Não é necessário que a equipe da coleta seja formada por geofonistas, pode ser mão de obra não especializada. Os geofonistas terão um papel importante nas próximas etapas, na confirmação dos pontos suspeitos de vazamentos.

2) Análise da IA

Após encaminhar as amostras dos ruídos para a nuvem, a Inteligência Artificial 4Fluid faz a análise por meio de algoritmos e classifica se a amostra é um potencial vazamento.

3) Plataforma 4Fluid

As informações são dispostas na plataforma 4Fluid que irá auxiliar o gestor a tomar as decisões. A plataforma disponibiliza dashboards que permitem:

  • – identificar e investigar os locais com pontos suspeitos de vazamento
  • – ter a rastreabilidade da equipe de campo (data, hora e local da coleta)
  • – visualizar os hidrômetros sem acesso para auditoria

Além de acompanhar o serviço de campo, o 4Fluid Móvel contribui para que os geofonistas foquem somente nos pontos suspeitos de vazamento – o que aumenta a produtividade e diminui custos operacionais. A plataforma 4Fluid mantém um registro de todo o histórico do trabalho efetuado, gestão e investigação dos pontos suspeitos de vazamentos. Tudo isso fica disponível em dashboards que apresentam de forma descomplicada a produtividade, as análises de tipos de vazamentos e o impacto socioambiental, facilitando o controle das informações do campo.

Deseja saber mais? Entre em contato com a equipe da Stattus4!

☎️ Contato Comercial: + 55 15 99102-4464   ou clique aqui.

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
O estado de São Paulo atingiu a meta do Novo Marco Legal do Saneamento Básico de 90% da população coberta com coleta de esgoto, apresentando 90,54% de cobertura. A marca só perde para o Distrito Federal, que tem 92,30% de coleta.
O crescente número do consumo mundial de materiais plásticos, e consequente crescente geração de resíduos, tem aumentado o foco na evolução da economia circular e da gestão sustentável de resíduos.
Uma das iniciativas recém-anunciadas é a produção de tapetes automotivos pela Borkar a partir de retalhos de PVC descartados na fabricação dos bancos dos carros.
O tratamento de efluente industrial proveniente de processos específicos consiste em tratá-lo de modo a adequá-lo às normas e regulamentações vigentes para despejo no corpo receptor (rios) e/ou recuperá-lo de forma usá-lo como água de reúso para diversos fins.
Ademais, esse tipo de atividade gera efluentes com elevadas cargas orgânicas, o que pode comprometer o desempenho operacional de estações de tratamento anaeróbio, como é o caso de reatores UASB.
A constatação é do Instituto Trata Brasil, ao divulgar a terceira edição do estudo Avanços do Novo Marco Legal do Saneamento Básico no Brasil de 2024 (SNIS, 2022).