saneamento basico

Guia de Compras

Gestão e Monitoramento Hídrico

3. Gestão e Monitoramento Hídrico | Engeper

Monitoramento avançado em poços e redes hídricas, com a centralização de dados na palma da sua mão através de aplicativo e desktop, recebendo histórico de dados 24H, alertas de anomalias e relatórios analíticos.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

Gestão e Monitoramento Hídrico

Gestão hídrica inteligente para um abastecimento seguro e transparente.

A segurança no fornecimento de água não depende apenas da capacidade de captação, mas também da eficiência no monitoramento de toda a rede de distribuição.

Para as empresas de saneamento, isso significa prevenir falhas, reduzir perdas e garantir conformidade com exigências regulatórias cada vez mais rigorosas.

A Engeper oferece uma plataforma completa de monitoramento hídrico por telemetria, que permite à sua companhia:

  • Monitorar em tempo real todos os parâmetros essenciais, incluindo nível do poço, reservatório, pressão, hidrômetros, cloro, turbidez, condutividade, pH, corrente e tensão;
  • Gerenciar remotamente a operação 24 horas por dia, com relatórios automáticos e alertas de anomalias;
  • Garantir conformidade ambiental, por meio de sensores específicos para parâmetros críticos exigidos pelos órgãos reguladores;
  • Agendar manutenções preventivas, evitando interrupções no abastecimento;
  • Oferecer maior transparência, com dados precisos para relatórios oficiais.

Com a supervisão integrada da Engeper, sua operação de saneamento se torna mais eficiente, confiável e sustentável, reduzindo riscos e assegurando qualidade para milhares de usuários.

Fale agora com a Engeper e descubra como implementar um sistema de gestão e monitoramento hídrico que transforma dados em segurança e eficiência.

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
A Corsan entregou, na última semana, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, localizada no Distrito Industrial de Canela. Com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, a estrutura é responsável pelo abastecimento de água de Canela e Gramado.
A contradição expõe um problema estrutural: a água no Brasil é abundante, mas mal distribuída, mal gerida e pouco reutilizada.
A SIGMA Tratamento de Águas convida clientes, fornecedores e parceiros para participar da Palestra sobre Eficiência Energética em Sistemas de Aeração, que acontece no dia 22 de outubro, às 16h, na Sala de Palestras da FENASAN 2025.
A capacidade de priorizar a fiscalização e substituição de hidrômetros em conjunto com a gestão dos DMCs representa uma mudança de paradigma no combate às perdas de água, permitindo priorizar ações para obter o máximo retorno verificável. 
Uma das grandes vergonhas do Brasil é a falta de saneamento básico. Segundo o Instituto Trata Brasil 32 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água potável. Mais de 90 milhões vivem sem coleta de esgoto.
“Foi um negócio pequeno, mas muito estratégico”. Foi assim que Carlos Piani, CEO da Sabesp, definiu a compra do controle da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), anunciada neste domingo (5), em um negócio de R$ 1,1 bilhão.