saneamento basico

Guia de Compras

Gestão e Monitoramento Hídrico

3. Gestão e Monitoramento Hídrico | Engeper

Monitoramento avançado em poços e redes hídricas, com a centralização de dados na palma da sua mão através de aplicativo e desktop, recebendo histórico de dados 24H, alertas de anomalias e relatórios analíticos.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

Gestão e Monitoramento Hídrico

Gestão hídrica inteligente para um abastecimento seguro e transparente.

A segurança no fornecimento de água não depende apenas da capacidade de captação, mas também da eficiência no monitoramento de toda a rede de distribuição.

Para as empresas de saneamento, isso significa prevenir falhas, reduzir perdas e garantir conformidade com exigências regulatórias cada vez mais rigorosas.

A Engeper oferece uma plataforma completa de monitoramento hídrico por telemetria, que permite à sua companhia:

  • Monitorar em tempo real todos os parâmetros essenciais, incluindo nível do poço, reservatório, pressão, hidrômetros, cloro, turbidez, condutividade, pH, corrente e tensão;
  • Gerenciar remotamente a operação 24 horas por dia, com relatórios automáticos e alertas de anomalias;
  • Garantir conformidade ambiental, por meio de sensores específicos para parâmetros críticos exigidos pelos órgãos reguladores;
  • Agendar manutenções preventivas, evitando interrupções no abastecimento;
  • Oferecer maior transparência, com dados precisos para relatórios oficiais.

Com a supervisão integrada da Engeper, sua operação de saneamento se torna mais eficiente, confiável e sustentável, reduzindo riscos e assegurando qualidade para milhares de usuários.

Fale agora com a Engeper e descubra como implementar um sistema de gestão e monitoramento hídrico que transforma dados em segurança e eficiência.

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
A secretária do Meio Ambiente do Estado vistoriou as obras do Sistema Paiva Castro. O empreendimento vai reforçar o abastecimento de água para Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, por meio da captação na Represa Paiva Castro, em Franco da Rocha.
A Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos anunciou que lançará a nova versão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos até o final deste ano. O anúncio ocorreu durante a primeira reunião do grupo.Na ocasião, os participantes discutiram principalmente a revisão do documento, que orientará as próximas ações do setor.
O mercado global de equipamentos de tratamento de água e águas residuais deve crescer de US$ 69,50 bilhões em 2026 para US$ 101,77 bilhões até 2034.
Apesar dos graves problemas provocados pelas grandes enchentes e pela escassez crescente de água em vários lugares do planeta, muitos ainda encaram a disponibilidade de recursos hídricos apenas como um reflexo das mudanças climáticas. Especialistas e gestores frequentemente interpretam secas, enchentes e eventos extremos como sintomas dessa pauta. Esse tipo de análise, no entanto, limita a compreensão do problema.
A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) está preparando a Norma de Referência sobre reúso da água. Ela deve elaborá-la em diálogo com os órgãos responsáveis pelas outras propostas sobre o tema que tramitam paralelamente. A Abcon (Associação Brasileira das Empresas de Saneamento) também sugeriu contribuições.
Com a previsão de secas mais severas, cresce a pressão para que organizações adotem soluções práticas e integrem a gestão da água ao planejamento estratégico