saneamento basico

Guia de Compras

Ensaios de Tratabilidade TekNano

Ensaios de Tratabilidade

Os Ensaios de Tratabilidade são procedimentos essenciais para definir o tipo e a rota química de tratamento a serem empregados, tanto no projeto de novas estações de tratamento de águas e efluentes quanto na avaliação de desempenho e direcionamento de retrofit em estações existentes que operam com baixa performance.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

Ensaios de Tratabilidade TekNano

VENTURI TEKNANO POTENCE

Segundo os Ensaios de Tratabilidade são procedimentos essenciais para definir o tipo e a rota química de tratamento a serem empregados, tanto no projeto de novas estações de tratamento de águas e efluentes quanto na avaliação de desempenho e direcionamento de retrofit em estações existentes que operam com baixa performance.

Em conclusão a verificação das condições de tratamento de águas e efluentes é inicialmente realizada em bancada, no laboratório próprio da Teknano. Mas caso necessário, testes em maior escala podem ser conduzidos em nossa planta piloto operacional, simulando de forma mais precisa as condições de campo.

Contudo por meio desses ensaios, possibilitamos aos nossos clientes validar antecipadamente a eficiência da rota de tratamento, encontrando a concepção mais adequada, a dosagem de insumos químicos quando necessário e direcionando a adequação do sistema, seja para descarte ou reúso.

Exemplos de Informações Obtidas nos Ensaios de Laboratório e/ou Planta Piloto

  • Determinação do pH ótimo de floculação;
  • Tratabilidade de águas brutas e efluentes;
  • Velocidade de sedimentação e tempo de floculação;
  • Determinação da melhor dosagem de coagulantes e floculantes;
  • Estimativa de produção de lodo sedimentado;
  • Avaliação da atuação da cavitação hidrodinâmica no pré-tratamento;
  • Avaliação da atuação de ozônio em fases do tratamento, comparando sua atuação utilizando ar atmosférico, oxigênio e injetado com micro e nanobolhas.

Nosso laboratório interno para análise de águas e efluentes

Em suma nosso laboratório próprio é bem equipado e permite a análise detalhada de diversos parâmetros críticos para o tratamento de águas e efluentes. Portanto todos os Ensaios de Tratabilidade são acompanhados por nossa equipe química e técnica, e um relatório completo, assinado pelo responsável, é disponibilizado ao cliente.

Benefícios dos Ensaios de Tratabilidade

  • – Validação antecipada da eficiência do tratamento;
  • – Identificação da concepção mais adequada do sistema;
  • – Determinação precisa da dosagem de insumos químicos;
  • – Direcionamento para adequação do sistema para descarte ou reuso;
  • – Redução de custos operacionais e aumento da eficiência do tratamento.

SAIBA MAIS

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.
“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.
O Brasil desperdiça 40,31% da água tratada antes que ela chegue às torneiras, totalizando 5,8 bilhões de m³ por ano, suficiente para abastecer 50 milhões de pessoas.
O avanço do saneamento básico no Brasil tem sido historicamente desigual, mas o Paraná está prestes a romper esse padrão.
Considerando tal situação, este trabalho visa monitorar e avaliar a eficiência de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) que atua por meio de processos físicos e biológicos mensurando a redução do teor de matéria orgânica do efluente durante o processo de tratamento e a disposição de nutrientes de importância agrícola no efluente tratado.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo publicou, nesta segunda-feira (1), as novas tabelas de valores de tarifas a serem aplicadas pela Sabesp em 2026 nas cidades atendidas pela companhia que integram a URAE-1.