Ensaios de Tratabilidade TekNano
VENTURI TEKNANO POTENCE
Segundo os Ensaios de Tratabilidade são procedimentos essenciais para definir o tipo e a rota química de tratamento a serem empregados, tanto no projeto de novas estações de tratamento de águas e efluentes quanto na avaliação de desempenho e direcionamento de retrofit em estações existentes que operam com baixa performance.
Em conclusão a verificação das condições de tratamento de águas e efluentes é inicialmente realizada em bancada, no laboratório próprio da Teknano. Mas caso necessário, testes em maior escala podem ser conduzidos em nossa planta piloto operacional, simulando de forma mais precisa as condições de campo.
Contudo por meio desses ensaios, possibilitamos aos nossos clientes validar antecipadamente a eficiência da rota de tratamento, encontrando a concepção mais adequada, a dosagem de insumos químicos quando necessário e direcionando a adequação do sistema, seja para descarte ou reúso.
Exemplos de Informações Obtidas nos Ensaios de Laboratório e/ou Planta Piloto
- Determinação do pH ótimo de floculação;
- Tratabilidade de águas brutas e efluentes;
- Velocidade de sedimentação e tempo de floculação;
- Determinação da melhor dosagem de coagulantes e floculantes;
- Estimativa de produção de lodo sedimentado;
- Avaliação da atuação da cavitação hidrodinâmica no pré-tratamento;
- Avaliação da atuação de ozônio em fases do tratamento, comparando sua atuação utilizando ar atmosférico, oxigênio e injetado com micro e nanobolhas.
Nosso laboratório interno para análise de águas e efluentes
Em suma nosso laboratório próprio é bem equipado e permite a análise detalhada de diversos parâmetros críticos para o tratamento de águas e efluentes. Portanto todos os Ensaios de Tratabilidade são acompanhados por nossa equipe química e técnica, e um relatório completo, assinado pelo responsável, é disponibilizado ao cliente.
Benefícios dos Ensaios de Tratabilidade
- – Validação antecipada da eficiência do tratamento;
- – Identificação da concepção mais adequada do sistema;
- – Determinação precisa da dosagem de insumos químicos;
- – Direcionamento para adequação do sistema para descarte ou reuso;
- – Redução de custos operacionais e aumento da eficiência do tratamento.