saneamento basico

Guia de Compras

Etapas de um Plano Municipal de Saneamento

Plano Municipal de Saneamento

Termo de Referência para Plano de Saneamento Básico.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

Etapas de um Plano Municipal de Saneamento Básico

O Plano Municipal de Saneamento Básico é o principal instrumento da Política Pública de Saneamento Básico a ser adotada pelo titular dos serviços de saneamento básico. Conforme prevê a Lei Federal 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento). O PMSB deverá conter no mínimo:

  • Diagnóstico dos serviços: Impactos nas condições de vida, utilizando sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos e apontando as causas das deficiências detectadas.
  • Planejamento Estratégico: Prognóstico, objetivos e metas de curto, médio e longo prazos para a universalização. Admitidas soluções graduais e progressivas, observando a compatibilidade com os demais planos setoriais e planejamento estratégico.
  • Programas, projetos e ações: Propor programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas. De modo compatível com os respectivos planos plurianuais e com outros planos governamentais correlatos, identificando possíveis fontes de financiamento.
  • Plano de execução: Ações para implantar a universalização do saneamento básico, incluindo emergências e contingências.
  • Regulação e fiscalização: Mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas.
  • Viabilidade Econômico-financeira: Avaliar capacidade econômico-financeira para implementação das ações propostas. Considerar a capacidade econômico-financeira.

Leia na íntegra aqui https://boletimdosaneamento.com.br/plano-de-saneamento-basico/ ou acompanhe nosso site https://saneamentobasico.com.br/empresa/boletim-do-saneamento/

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
O Governo Federal e a Prefeitura de Belo Horizonte oficializaram na terça-feira (16), no Palácio do Planalto, contratos de financiamento que totalizam R$ 770 milhões para obras de mobilidade urbana e de drenagem na capital mineira.
A Sabesp conectou cerca de 800 mil residências ao sistema de tratamento de esgoto nos últimos 20 meses, beneficiando aproximadamente 2,5 milhões de pessoas. O avanço equivale a implantar um sistema de tratamento de esgoto para a cidade de Salvador ou atender uma população maior que a de Paris.
A governadora Raquel Lyra (PSD) lançou, na quarta-feira (17), o Programa de Saneamento Rural de Pernambuco (Prosar-PE), que promete mudar a realidade da população do campo no Estado.
Este artigo fala sobre o tratamento de águas residuárias no Brasil, focado em tecnologias, vantagens e desafios ligados ao tratamento e reutilização de águas residuais.