saneamento basico

Guia de Compras

Etapas de um Plano Municipal de Saneamento

Plano Municipal de Saneamento

Termo de Referência para Plano de Saneamento Básico.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

Etapas de um Plano Municipal de Saneamento Básico

O Plano Municipal de Saneamento Básico é o principal instrumento da Política Pública de Saneamento Básico a ser adotada pelo titular dos serviços de saneamento básico. Conforme prevê a Lei Federal 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento). O PMSB deverá conter no mínimo:

  • Diagnóstico dos serviços: Impactos nas condições de vida, utilizando sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos e apontando as causas das deficiências detectadas.
  • Planejamento Estratégico: Prognóstico, objetivos e metas de curto, médio e longo prazos para a universalização. Admitidas soluções graduais e progressivas, observando a compatibilidade com os demais planos setoriais e planejamento estratégico.
  • Programas, projetos e ações: Propor programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas. De modo compatível com os respectivos planos plurianuais e com outros planos governamentais correlatos, identificando possíveis fontes de financiamento.
  • Plano de execução: Ações para implantar a universalização do saneamento básico, incluindo emergências e contingências.
  • Regulação e fiscalização: Mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas.
  • Viabilidade Econômico-financeira: Avaliar capacidade econômico-financeira para implementação das ações propostas. Considerar a capacidade econômico-financeira.

Leia na íntegra aqui https://boletimdosaneamento.com.br/plano-de-saneamento-basico/ ou acompanhe nosso site https://saneamentobasico.com.br/empresa/boletim-do-saneamento/

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
O saneamento básico e o desafio de universalizar água e esgoto para todos foi o tema da entrevista do projeto Diálogos com a Sociedade, realizada na quarta-feira (5), no estúdio de vidro da Rádio CBN Cuiabá, localizado no Várzea Grande Shopping.
A empresa levou novas termofusoras e eletrofusoras, equipamentos essenciais para a instalação e manutenção de redes de saneamento.
Esta conferência será a primeira do seu género em Portugal. Um evento único dedicado ao futuro da água.
A Associação Brasileira de Energia de Resíduos (ABREN), em nome de dezenas de instituições científicas e entidades ambientais nacionais e internacionais, manifesta veemente repúdio ao Projeto de Lei nº 5.481/2025, de autoria do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.
O grupo Energisa anunciou a compra de 52% da Lurean, empresa de tratamento de resíduos e comercialização do adubo orgânico localizada em Carambeí, no Paraná.
No Brasil, estima-se que 4,1 milhões convivam com a enfermidade, contra 4,79 milhões em 2019.