saneamento basico

Guia de Compras

Etapas de um Plano Municipal de Saneamento

Plano Municipal de Saneamento

Termo de Referência para Plano de Saneamento Básico.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

Etapas de um Plano Municipal de Saneamento Básico

O Plano Municipal de Saneamento Básico é o principal instrumento da Política Pública de Saneamento Básico a ser adotada pelo titular dos serviços de saneamento básico. Conforme prevê a Lei Federal 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento). O PMSB deverá conter no mínimo:

  • Diagnóstico dos serviços: Impactos nas condições de vida, utilizando sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos e apontando as causas das deficiências detectadas.
  • Planejamento Estratégico: Prognóstico, objetivos e metas de curto, médio e longo prazos para a universalização. Admitidas soluções graduais e progressivas, observando a compatibilidade com os demais planos setoriais e planejamento estratégico.
  • Programas, projetos e ações: Propor programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas. De modo compatível com os respectivos planos plurianuais e com outros planos governamentais correlatos, identificando possíveis fontes de financiamento.
  • Plano de execução: Ações para implantar a universalização do saneamento básico, incluindo emergências e contingências.
  • Regulação e fiscalização: Mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas.
  • Viabilidade Econômico-financeira: Avaliar capacidade econômico-financeira para implementação das ações propostas. Considerar a capacidade econômico-financeira.

Leia na íntegra aqui https://boletimdosaneamento.com.br/plano-de-saneamento-basico/ ou acompanhe nosso site https://saneamentobasico.com.br/empresa/boletim-do-saneamento/

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
Durante a IFAT Brasil 2025, visitamos o estande da Vibropac, que impressionou pelo porte e pelas novidades. Maurício Flores, diretor comercial da empresa, destacou os novos equipamentos de pré-tratamento combinado, com capacidade de até 600 L/s por máquina.
Durante a IFAT Brasil, o Portal Saneamento Básico conversou com Víctor Arroyo, diretor da Isle, consultoria global especializada em apoiar empresas de saneamento e indústrias na adoção de tecnologias inovadoras.
Durante a cobertura da IFAT Brasil, o Portal Saneamento Básico conversou com Walter Plácido, da AST, empresa referência nacional no tratamento de chorume de aterros sanitários.
Atuando há oito anos no mercado, a Naqua já é referência nacional no fornecimento de equipamentos para tratamento de água, esgoto e efluentes, com soluções para o setor público e privado.