saneamento basico

Guia de Compras

Termos de referência - Boletim do Saneamento

Termos de referência

Diretrizes para elaboração de termos de referência.

Faça sua Cotação Agora

Descrição Completa

TERMOS DE REFERÊNCIA

O Termo de Referência é um documento técnico que acompanha um Edital de Licitação juntamente com outros documentos afins. Se presta a garantir que a Contratante explicite suas necessidades. Também para que descreva, com a maior precisão possível, o produto que espera do trabalho a ser contratado.

Ele é parte integrante do Contrato celebrado entre as partes, Contratada e Contratante, após o processo licitatório ter sido encerrado e a vencedora ter sido homologada e adjudicada. O Termo de Referência deve esclarecer e estruturar as relações entre as partes envolvidas, no que tange aos assuntos técnicos especializados. Tais como as normas técnicas a serem obedecidas, a descrição das diversas etapas de execução, a forma de fiscalização, os produtos a serem entregues e o quê deve ser desenvolvido e apresentado em cada um deles.

A adequada elaboração de um Termo de Referência ajuda a reduzir os riscos de que o produto final da contratação não atenda às necessidades e expectativas do Contratante. Dessa forma, propiciando maior segurança na administração do contrato para todos os envolvidos.

Um Termo de Referência bem elaborado torna a licitação mais atrativa, inclusive para obtenção de recursos financeiros de órgãos financiadores. Aumentando assim as chances de participação de fornecedores mais capacitados a fornecer o produto ou serviço desejado.

Para que o Termo de Referência de Estudos e Projetos possa apresentar as informações necessárias à correta execução dos serviços, devem ser consideradas em sua elaboração algumas premissas. Entre elas estão a reflexão das necessidades do Contratante. Também o fornecimento das informações que permitam à Contratada apresentar propostas técnicas e financeiras que correspondam à demanda do Contratante, entre outras.

Leia na íntegra aqui https://boletimdosaneamento.com.br/termos-de-referencia/ ou acompanhe nosso site https://saneamentobasico.com.br/empresa/boletim-do-saneamento/

Vídeos, Artigos e Notícias - Mais Recentes
A regulação estabelece metas claras de conteúdo reciclado nas embalagens, incentiva modelos retornáveis e cria critérios para medir a reciclabilidade dos produtos.
Quando você aciona a descarga ou abre o ralo da pia, raramente imagina o destino daquela água. Mas, esse caminho é determinante para a saúde pública e para a preservação ambiental do local onde vivemos.
Um mês depois da publicação de um plano para economizar água, o “volume útil” dos reservatórios da região metropolitana de São Paulo registrou queda. Em 24 de outubro, quando a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) estipulou critérios para contenção do consumo, o nível do sistema integrado estava em 28,7%. Na segunda-feira (24.nov.2025), o nível estava em 26,6%.
A Sabesp (SBSP3) abriu ainda mais o caminho para concretizar a primeira revisão de tarifa desde sua privatização. A companhia informou que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) validou a Base de Ativos Regulatórios (RAB) de R$ 78,5 bilhões para 2023 e aprovou uma RAB de R$ 88,0 bilhões para 2024.
Moradores do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste de Santos, no litoral de São Paulo, terão acesso à água tratada e coleta de esgoto a partir de janeiro de 2026. A medida foi oficializada por meio de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Santos e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Denominado BR4, o microrganismo decompõe o PET, produzindo PHB – um biopolímero de alta qualidade que pode ser empregado na fabricação de embalagens sustentáveis e em aplicações biomédicas.