saneamento basico
tecnologia

Saiba como identificar a melhor tecnologia para seu sistema de desinfecção

Na hora de definir como será o processo de desinfecção em um projeto, o projetista encontra diversas possibilidades no mercado.

As opções vão desde a compra de um produto químico comercial, geração local, dentre outras possibilidades. São vários fatores que podem influenciar a tomada de decisão na hora de selecionar uma rota de processo.

A De Nora, com quase 100 anos de existência, presente no Brasil desde 1974 e especialista em processos de desinfecção e oxidação, possui soluções para quase todas as rotas possíveis. Uma das possibilidades é a geração in loco de um oxidante misto* (MIOX).

O MIOX consiste em um sistema de fabricação local de oxidante misto por meio da eletrólise de uma salmoura. Em outras palavras, mistura de sal, água e energia elétrica, resultando-se nas seguintes reações químicas abaixo.

Reações em qualquer sistema de geração de hipoclorito:

 

reacoes

Reação adicional no MIOX:

reacao-2

Recomendado para sistemas de tratamento de água em geral, sistemas de distribuição de água (adutoras e redes), torres de resfriamento e demais trocadores de calor, o MIOX tem um alto poder oxidante (veja vídeos complementares abaixo). Os resultados são facilmente percebidos e o retorno do investimento pode ser menor do que um ano e, dificilmente, superam três anos.

denora

Dentre outras vantagens, vale ressaltar a questão da segurança. A geração de um oxidante no local tem classificação 1-0-0 no diamante de risco em quanto o produto químico comercial possui 3-0-1-OX. Isto implica em menor risco laboral e respectivos procedimentos e cuidados que deve-se ter ao manusear e estocar produtos químicos.

denora

Um outro ponto importante, é que o MIOX realiza o procedimento de limpeza automaticamente revertendo os polos dos eletrodos.

“Comparado com as outras tecnologias da De Nora para produção de oxidante a base de hipoclorito de sódio, sem sombra de dúvidas, é o que temos de mais avançado. É o estado da arte!” comenta Luiz Guimarães, gerente comercial da De Nora Brasil. “Na hora de comparar as soluções e fornecedores, deve-se estar atento a vários parâmetros e não só o valor de investimento/CAPEX”, complementa Luiz.

LEIA TAMBÉM: DE NORA APOIA AGÊNCIAS ITALIANAS DE PROTEÇÃO CIVIL NA LUTA CONTRA O CORONAVÍRUS – PANDEMIA DO COVID-19

Na tabela abaixo, pode ser observado um comparativo entre as tecnologias de desinfecção existentes.

tabela-denora

*Solução oxidante mista é um tipo de desinfetante usado para esterilizar e eliminar microrganismos patogênicos na água. O uso de solução oxidante mista para desinfeção de água, em comparação com outros métodos, como hipoclorito de sódio, hipoclorito de cálcio, gás cloro e ozonização tem vários benefícios, como maior poder de desinfetante, cloro residual estável na água, eliminação do biofilme e segurança.

Vídeos

MIOX para torres de resfriamento:

MIOX para sistemas de distribuição de água (adutoras e redes de distribuição):

Link complementar:

https://denora.com/products/brands/MIOX.html

Conheça as soluções da De Nora

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »