saneamento basico

Ubatuba/SP oferece serviço de descarte de resíduos eletrônicos

Em mais uma medida visando à sustentabilidade ambiental, a partir do dia 18 de fevereiro a secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba passará a receber resíduos eletrônicos ou e-lixo

O lixo eletrônico possui peças que contêm componentes químicos altamente tóxicos como chumbo, berílio, cádmio, mercúrio, entre outros, que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, trazendo prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana.

Em diversos mutirões de limpeza que a secretaria realizou em alguns rios e praias da cidade, foram encontrados várias televisões e outros equipamentos eletrônicos. “Esta iniciativa é piloto e busca ampliar a consciência sobre os riscos do descarte inadequado de lixo, além de oferecer uma alternativa de destinação adequada aos diferentes objetos”, explica Wilber Cardozo, secretário de Meio Ambiente de Ubatuba. “Veremos qual é adesão da população à proposta e, ao mesmo tempo, trabalharemos aspectos de educação ambiental como, por exemplo, a reflexão sobre o consumo desenfreado, o reuso e a reciclagem desses materiais”.

Nesta fase inicial, a secretaria não coletará aparelhos como refrigeradores, fogões, ventiladores, micro-ondas e demais eletrodomésticos.

Logística reversa

O secretário lembra que a lei 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê que os fabricantes dos equipamentos têm que dar destinação final para os seus produtos após o uso pelo consumidor, instrumento que é conhecido como logística reversa. “Assim, buscaremos intensificar a fiscalização e cobrar as obrigações dos mesmos”, acrescenta Cardozo.

Fonte: Portal R3

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »