saneamento basico

Ultrafiltração Capítulo 1: Tipo de água bruta

A definição de água bruta é a mesma de água não tratada, pode ser água de um rio, lago, aquífero freático, poço, barragem, fonte, água salobra, etc. Com uma subclassificação de potável e não potável.

De acordo com a salinidade, podemos dividir a água em doce, salobra e salgada. A água doce tem pouco conteúdo de sal. Esta é a água mais utilizada pela população e está disponível em rios, lagos e reservas subterrâneas. Estima-se que ela representa apenas 2,5% da água total do planeta.

A água salgada é rica em sais dissolvidos, principalmente cloreto de sódio. Este tipo de água é encontrado nos mares e oceanos e compõe cerca de 97,5% da água total na Terra.

Por fim, temos água salobra, que possui características intermediárias, ou seja, possui mais sais que água doce e menos sais que água salgada. É comum em áreas costeiras e proximidades.

Além desta classificação básica, podemos citar outros tipos bem conhecidos de água, como água potável, mineral, destilada, deionizada e de reúso. A água potável pode ser definida como água doce adequada ao consumo, caracterizada por não possuir cor, sabor, odor, microrganismos patogênicos e apresentar alguns minerais naturais importantes.

A água mineral pode ser definida como aquela que possui características físico-químicas que promovem benefícios para os seres humanos. Essas águas são mais enriquecidas em sais minerais quando comparadas a outras e são classificadas de acordo com sua composição química, fonte e propriedades medicinais. Este tipo de água é geralmente potável.

A água destilada é produzida em laboratório usando um destilador. A principal função deste dispositivo é remover os sais da água, deixando-a pura, sem qualquer substância dissolvida. Seu uso é frequente em laboratórios, fabricação de medicamentos e baterias de automóveis.

Água deionizada é aquela que é submetida a processos de remoção de íons e utilizada em laboratórios de pesquisa, indústria farmacêutica, eletrônica, indústria de alimentos, entre outros. Vale destacar que, apesar de não possuir substâncias iônicas, esse tipo de água pode possuir substâncias moleculares.

A água de reúso é gerada através de efluentes domésticos ou industriais. Aplicando vários processos de tratamento, os efluentes tratados podem ser usados em aplicações industriais, tais como em caldeiras ou irrigação, por exemplo. Alguns países possuem sistemas avançados para produzir água potável (reuso direto e indireto).

Há também água contaminada e poluída, dois tipos que surgiram devido à falta de conscientização sobre a preservação desse importante recurso natural. A água poluída é aquela que apresenta alterações em suas características físicas e químicas, que alteram, por exemplo, sua cor, odor e sabor. A Água contaminada é aquela que contém substâncias e organismos capazes de transmitir doenças. Essas águas não devem ser consumidas porque podem comprometer a saúde humana. Até mesmo a água contaminada e poluída pode ser tratada para tornar-se água de reuso e, em alguns casos, água potável.

Últimas Notícias:
Engeper Convenção Exclusiva

Engeper: Convenção Exclusiva 2024

A Convenção Exclusiva Engeper 2024, realizada em 21 de março em nossa fábrica de Eletrodiálise Reversa em Garça-SP, foi um evento memorável que reuniu especialistas, líderes e profissionais do setor de gestão hídrica para um dia de imersão em soluções inovadoras e networking de alto nível.

Leia mais »