Skip to content
segunda-feira, julho 4, 2022
Últimas Notícias:
  • A pandemia do capital no saneamento
  • Estudo alerta para urgência de novos tratamentos contra verminoses
  • Reservatórios têm melhor patamar desde 2012, mostra ONS
  • Copasa investe R$40 milhões no tratamento de esgoto da Cidade dos Profetas e construção de ETE
  • Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Ultrafiltração Capítulo 1: Tipo de água bruta

  • Ultrafiltração
  • maio 6, 2021

A definição de água bruta é a mesma de água não tratada, pode ser água de um rio, lago, aquífero freático, poço, barragem, fonte, água salobra, etc. Com uma subclassificação de potável e não potável.

De acordo com a salinidade, podemos dividir a água em doce, salobra e salgada. A água doce tem pouco conteúdo de sal. Esta é a água mais utilizada pela população e está disponível em rios, lagos e reservas subterrâneas. Estima-se que ela representa apenas 2,5% da água total do planeta.

A água salgada é rica em sais dissolvidos, principalmente cloreto de sódio. Este tipo de água é encontrado nos mares e oceanos e compõe cerca de 97,5% da água total na Terra.

Por fim, temos água salobra, que possui características intermediárias, ou seja, possui mais sais que água doce e menos sais que água salgada. É comum em áreas costeiras e proximidades.

Além desta classificação básica, podemos citar outros tipos bem conhecidos de água, como água potável, mineral, destilada, deionizada e de reúso. A água potável pode ser definida como água doce adequada ao consumo, caracterizada por não possuir cor, sabor, odor, microrganismos patogênicos e apresentar alguns minerais naturais importantes.

A água mineral pode ser definida como aquela que possui características físico-químicas que promovem benefícios para os seres humanos. Essas águas são mais enriquecidas em sais minerais quando comparadas a outras e são classificadas de acordo com sua composição química, fonte e propriedades medicinais. Este tipo de água é geralmente potável.

A água destilada é produzida em laboratório usando um destilador. A principal função deste dispositivo é remover os sais da água, deixando-a pura, sem qualquer substância dissolvida. Seu uso é frequente em laboratórios, fabricação de medicamentos e baterias de automóveis.

Água deionizada é aquela que é submetida a processos de remoção de íons e utilizada em laboratórios de pesquisa, indústria farmacêutica, eletrônica, indústria de alimentos, entre outros. Vale destacar que, apesar de não possuir substâncias iônicas, esse tipo de água pode possuir substâncias moleculares.

A água de reúso é gerada através de efluentes domésticos ou industriais. Aplicando vários processos de tratamento, os efluentes tratados podem ser usados em aplicações industriais, tais como em caldeiras ou irrigação, por exemplo. Alguns países possuem sistemas avançados para produzir água potável (reuso direto e indireto).

Há também água contaminada e poluída, dois tipos que surgiram devido à falta de conscientização sobre a preservação desse importante recurso natural. A água poluída é aquela que apresenta alterações em suas características físicas e químicas, que alteram, por exemplo, sua cor, odor e sabor. A Água contaminada é aquela que contém substâncias e organismos capazes de transmitir doenças. Essas águas não devem ser consumidas porque podem comprometer a saúde humana. Até mesmo a água contaminada e poluída pode ser tratada para tornar-se água de reuso e, em alguns casos, água potável.

AnteriorAnteriorSem oferta no leilão da Cedae, Zona Oeste do Rio sofre com a falta d’água
PróximoGoverno investirá R$ 8,8 milhões na estruturação da concessão do serviço público em São PauloPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

A pandemia do capital no saneamento

0 min de leitura

O objetivo é situar os leitores do campo da saúde no processo de financeirização que avança no setor do saneamento no Brasil e ameaça o direito ao acesso.

Uso de água no Brasil: o papel do efeito tecnológico

0 min de leitura

Nesse contexto, o objetivo deste artigo é investigar o papel do efeito tecnológico sobre as variações no volume utilizado de água no Brasil entre 2013 e 2017.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Tratamento de esgotos, lodos e polimento de efluentes com sistemas wetlands construídos

Data: 03/08

O objetivo desse curso é apresentar o potencial dos principais usos dessa tecnologia para o setor de saneamento, instruindo os participantes a selecionar arranjos, pré-dimensionar sistemas, avaliar viabilidades e comparar esta tecnologia com outras opções tecnológicas em aspectos operacionais, ambientais e econômicos. 

Mais informações »

Parceiros

Conaut
clean environment brasil
logo-netzsch
aquamec
DENORA
suez
bf-dias
logo-bioproj
Superbac
Penetron
paques-logo-home.jpg

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.