Implantação da aeração por ar difuso
Conhecendo um pouco mais de como a implantação da aeração por ar difuso trouxe profunda melhoria na performance da ETE Pedreira.
10/08/2026
Conhecendo um pouco mais de como a implantação da aeração por ar difuso trouxe profunda melhoria na performance da ETE Pedreira.
Dado consta em relatório produzido pelo TCE-PR após auditores realizarem levantamento sobre a gestão de resíduos junto a 397 prefeituras. 67 delas não possuem planos formais sobre o tema.

O Brasil gerou mais de 81 milhões de toneladas de resíduos sólidos em 2025, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, publicado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).
Relatório mundial alerta que contaminação de rios pioram cenário para mais de 4 mil espécies; ondas de calor marinhas dobraram desde os anos 80.
O município de São Paulo planeja elaborar estudos de impacto e viabilidade da sustentabilidade econômico-financeira da prestação dos serviços de resíduos sólidos urbanos e de drenagem na cidade. Essa é uma das ações listadas na proposta do PMSAI, o Plano Municipal de Saneamento Ambiental Integrado da capital paulista. Veja aqui.
Especialistas da ENGEPER mostram como a Eletrodiálise Reversa pode aumentar o reúso de água, reduzir o OPEX e ampliar a eficiência de sistemas industriais.
A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) – Superintendência Estadual de São Paulo, realizou, em 29 de julho de 2026.