saneamento basico

Agência Reguladora do Ceará de olho nos serviços de Saneamento Básico

Com o propósito de verificar a qualidade dos serviços prestados à população, tanto no que se refere a água quanto ao esgotamento, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) programou uma série de fiscalizações para este mês, envolvendo quatro municípios cearenses, num total de seis localidades.

Os trabalhos permanecem de forma indireta, não presencial, em virtude do quadro de pandemia de COVID-19.

As ações se estenderão até o final de outubro, com os analistas da Arce verificando documentos específicos para cada sistema de abastecimento, a fim de que sejam inspecionados os serviços ofertados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

De acordo com o cronograma definido, serão fiscalizados os Sistemas de Abastecimento de Água dos municípios de Irauçuba (sede), Moraújo (Sede e localidade de Várzea da Volta), Coreaú (Sede e Localidade de Ubaúna) e, ainda, Freicheirinha, onde passarão pelo crivo dos fiscais os dois sistemas: o de Abastecimento de Água e o de Esgotamento Sanitário.

Caso haja algum tipo de não conformidade na prestação dos serviços de saneamento, a Arce pode gerar determinação, recomendação e/ou multa. Os analistas já iniciaram os trabalhos.


LEIA TAMBÉM: Encontro técnico da Casan estimula inovação no saneamento


Meio Ambiente

Antes da conclusão dos pareceres técnicos, seis componentes são, criteriosamente, levados em conta e servem de base para as atividades dos responsáveis pelas fiscalizações: Provisão dos Serviços, Gestão Comercial e Faturamento, Relacionamento com os Usuários, Proteção Ambiental, Qualidade da Água e, ainda, Gestão de Emergências e Contingências.

Na forma da lei, é a Resolução 147/2010 que detalha as sanções administrativas e penalidades aplicáveis à Cagece, em razão de infrações aos direitos dos usuários.

Imagem Ilustrativa

Fonte: Arce.

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »